Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos

Autores

  • Sibele Cristina Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20310

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde

Resumo

As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibele Cristina Ribeiro

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do departamento de Ciências da Saúde do Centro universitário do Triângulo - Unitri. Professora da rede municipal de ensino de Uberlândia - MG.

Downloads

Publicado

14-02-2013

Como Citar

RIBEIRO, S. C. Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência