Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20310Palavras-chave:
Educação Popular em SaúdeResumo
As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.Downloads
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