Educação do campo: a trajetória de um projeto de mudanças para os povos do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20299Palavras-chave:
Educação do Campo, Movimentos Sociais, DesenvolvimentoResumo
O artigo apresenta a trajetória da educação rural no Brasil desde as primeiras iniciativas desenvolvidas pelos jesuítas, destacando o cenário de Desenvolvimento pensado para o Campo e como a educação tem sido tratada dentro desse contexto. Apresenta também as principais políticas e os programas educacionais criados para as escolas do campo articulando uma discussão com base nas diferenças e especificidades entre espaços rurais e urbanos. O objetivo é evidenciar as mudanças ocorridas no processo de educação rural com vistas a um novo projeto de Educação reivindicado pelos movimentos sociais. A Educação do Campo é o resultado das mudanças ocorridas ao longo da história de lutas e indignações com as políticas criadas para o campo contrárias as suas especificidades. Os movimentos sociais tiveram importante papel na conquista de políticas públicas, principalmente o MST que desde a década de 1980 vem lutando para mudar o modelo de educação implantado no campo. A luta pela Educação do Campo é permanente, e em seus avanços ganha espaço na agenda política de governos municipais, estaduais e do governo federal no Brasil.Downloads
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