Aspectos Socioculturais do Congado de Uberlândia: cultura, tradição, modernidade.

Autores

  • Jeremias Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2009-20070

Palavras-chave:

Cultura Popular, congado, cultura, tradição e modernidade

Resumo

O referido texto tem como objetivo abordar o cotidiano do Congado na cidade de Uberlândia, por meio de noções de cultura, tradição e modernidade, demonstrando que essa manifestação cultural de origem secular, não se encontra restrita aos festejos e apresentações culturais, indo mais além do que é considerado folclore, permeando essa atividade de fazeres socioculturais que estão se transformando em uma rede cultural que se faz presente através de outras formas de se relacionar socialmente. Dessa forma, a percepção final é a de mostrar que a festa do Congado só existe devido às estratégias socioculturais que os componentes congadeiros realizam durante todo o ano na cidade de Uberlândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeremias Brasileiro

Historiador e pesquisador, graduado em História, pela Universidade Federal de Uberlândia (Bacharelado e Licenciatura,). Milita na área de História e Cultura, trabalhando com temas ligados à Cultura Afro-Brasileira, especialmente o Congado. Possui vários livros publicados, entre os quais; Congadas de Minas Gerais (Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, 2001). Ministra palestras referentes às questões étnico-raciais. Tem participação e produção em documentários com foco no Congado do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro Oeste de Minas.

Downloads

Publicado

07-06-2010

Como Citar

BRASILEIRO, J. Aspectos Socioculturais do Congado de Uberlândia: cultura, tradição, modernidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2009-20070. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20070. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)