Pedagogia social e saberes locais

estratégias da Universidade Púnguè em Moçambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75700

Palabras clave:

Pedagogia social, Saberes locais, Universidade Púnguè

Resumen

A Universidade Púnguè (UniPúnguè) está na eminência de oferecer, por meio da Faculdade de Educação, um curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como áreas de concentração a pedagogia social e a Formação de Formadores do Ensino Primário. A ação da UniPúnguè constitui uma inovação educativa de bastante relevância, numa altura em que alguns dos seus colaboradores têm estado a refletir acerca das estratégias adotadas em prol da construção de saberes locais que sirvam, de fato, para a melhoria da qualidade de vida no seio comunitário. O objetivo deste estudo é refletir sobre as estratégias adotadas pela Universidade Púnguè na oferta da pedagogia social para a construção de saberes locais que sejam relevantes no desenvolvimento integral em Moçambique. Em termos de metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo hermenêutico, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista e a análise documental. A conclusão deste estudo é de que a educação de individualidades comunitárias, essencial e marcadamente qualificadas como pesquisadores e educadores sociais para o desenvolvimento integral das comunidades, constitui a melhor estratégia adoptável pela Universidade Púnguè na oferta da formação superior em pedagogia social.

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Biografía del autor/a

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique, Moçambique; cursando estágio pós-doutoral na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; professor auxiliar na Universidade Púnguè, Moçambique.

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

CHONGO, F. R.; SOUZA NETO, J. C. de. Pedagogia social e saberes locais: estratégias da Universidade Púnguè em Moçambique. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 382–399, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75700. Acesso em: 12 nov. 2024.