A relação teoria-prática nos tempos da Alternância
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74013Palabras clave:
Alternância, Pedagogia da Alternância, Teoria-Prática, PráxisResumen
O presente artigo propôs explicitar a relação entre teoria e prática na Pedagogia da Alternância dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). A construção apoiou-se teoricamente nos autores Gamboa (1995), Vázquez (2007), Gimonet (2007), Begnami (2019), Ribeiro (2010) e Caldart (2009). A sistematização foi possível a partir da pesquisa bibliográfica, que direcionou para construção do percurso das concepções da relação teoria-prática, das dicotomias idealista e pragmática à unidade dialética da práxis e na Pedagogia da Alternância dos CEFFA. A pesquisa permitiu compreender como teoria, prática e práxis são formas de comportamento humano diante da realidade, histórica e contraditória, assim como afirmar a relevância da relação entre teoria e prática na sistematização teórica da Pedagogia da Alternância dos CEFFA, potencializada, sobretudo, pelos pilares fins e meios, a partir de uma diversidade de instrumentos pedagógicos que dão vivacidade à Alternância de forma dialética.
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