Do médio ao superior

o inédito-viável na formação dos educadores campesinos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73770

Palabras clave:

Formação de educadores, MST, Pronera

Resumen

Nas discussões que tematizam educação do campo e educação popular, objetiva-se historicizar as lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na pauta educacional. Neste escopo, focaliza-se o contexto capixaba, com vistas a rememorar a trajetória formativa advinda das articulações com os órgãos públicos, no desenvolvimento das parcerias que resultaram nos cursos de Magistério e de Pedagogia da Terra. Os dados sucedidos da pesquisa, realizada em curso de doutorado, demostram a importância e a necessidade da universidade nesse processo. Com referenciais alicerçados em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, reafirma-se a importância do MST na vida dos participantes dos cursos, bem como a possibilidade do acesso ao ensino superior, advindo da conquista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e, decorrente deste, a contribuição no processo de formação docente dos sujeitos campesinos, bem como no fortalecimento do MST.

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Biografía del autor/a

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora efetiva da rede municipal de Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE); bolsista pesquisador capixaba (Edital FAPES nº 22/2023: projeto 2024-2027) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

VIEIRA, M. A. F. de O.; CÔCO, V. Do médio ao superior: o inédito-viável na formação dos educadores campesinos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 204–220, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73770. Acesso em: 22 dic. 2024.