Organização escolar multisseriada
uma análise historiográfica da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73658Palabras clave:
História da educação, Escolas/classes multisseriadas, Organização escolarResumen
As escolas com classes multisseriadas têm como característica a reunião de estudantes de diferentes anos em uma mesma turma, concomitantemente, e sob a docência de um/a professor/a. Com intuito de desenvolver uma análise historiográfica do surgimento e da constituição dessas escolas no cenário educacional do país, o objetivo deste trabalho é analisar como a organização escolar multisseriada se constituiu na história da educação brasileira. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, por meio da qual são mobilizados os estudos de autores como Faria Filho e Vidal (2000); Saviani (2002; 2013); Santos e Moura (2010); Viega e Galvão (2012). Por meio do estudo, evidenciou-se que a organização escolar multisseriada remonta ao período de expulsão dos jesuítas em 1759, momento em que foram instauradas as aulas régias criadas por meio da Lei Geral de Ensino de 1827, que adotou, na época, o método mútuo. Em nossa análise, esse modelo escolar se constituiu como potencial para assegurar a oferta da educação para muitas gerações da sociedade.
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