Formação discente para a autorregulação da aprendizagem

uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73464

Palabras clave:

Autorregulación del aprendizaje, Educación de Jóvenes y Adultos, Estrategias de aprendizaje, Psicología de la educación

Resumen

A autorregulação da aprendizagem envolve a capacidade do indivíduo de gerenciar os próprios pensamentos, as emoções e os comportamentos para atingir objetivos de aprendizagem. Este texto é um relato de experiência acerca de uma formação discente em autorregulação da aprendizagem realizada com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de uma escola de Belo Horizonte/MG. Considera-se que a aprendizagem autorregulada é um tema relevante, mas insuficientemente explorado na EJA. A formação deve contribuir para que estudantes e professores dessa modalidade possam lidar com a EJA de forma auto-orientada, de modo a favorecer o melhor aproveitamento da experiência escolar.

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Biografía del autor/a

Jussara Biagini, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Granada, Espanha; professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; técnica em assuntos educacionais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

BIAGINI, J.; NUNES, F. L. Formação discente para a autorregulação da aprendizagem: uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 329–345, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73464. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73464. Acesso em: 22 nov. 2024.