Saberes e fazeres matemáticos utilizados por pedreiros no município de Amapá/AP
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73035Palabras clave:
Etnomatemática, Conhecimentos tradicionais, Pedreiros, Amapá-APResumen
O presente artigo tem por objetivo discutir acerca dos saberes e fazeres matemáticos realizados por pedreiros do município de Amapá, no estado do Amapá, com vistas a reforçar que a matemática aplicada tem uma grande eficácia na construção do conhecimento empírico. O trabalho objetiva ainda descrever como esses saberes e fazeres matemáticos são transmitidos e repassados por essas famílias. A pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para tanto, foi realizada observação direta por meio de visita in loco em obras realizadas no município. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de conversas informais com um pequeno grupo de oito pedreiros, cujos recortes de inclusão e exclusão foram os pedreiros mais antigos do município e que atuam na área há mais tempo. Os resultados apontam para um rico conjunto de conhecimentos matemáticos (empíricos e tradicionais) que vêm sendo adquiridos e transmitidos ao longo dos anos. Além disso, os dados levam à reflexão quanto à prática pedagógica do ensino e da aprendizagem da matemática, assim como quanto à importância do estudo da cultura e a aplicabilidade desta em sala de aula como forma de valorizar e manter as tradições locais e os conhecimentos matemáticos.
Descargas
Citas
ARAUJO, A. W. S.; BARBOSA, D. E. F. Etnomatemática: a matemática presente no trabalho dos pedreiros. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 12, n. 28, p. 223-242, maio/ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6802/5606. Acesso em: 15 jan. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6118:2003. 2004. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/abnt-6118-projeto-de-estruturas-de-concreto-procedimento. Acesso em: 20 jan. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Pesquisas estatísticas e indicadores educacionais. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb Acesso em: 20 nov. 2022.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Palas Atenas, 2001.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Emprego Série Re-latórios Metodológicos. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2022. Disponível em: www.ibge.com.br. Acesso em: 20 jan. 2023.
PAULA, D. G.; PAULA, J. M. A matemática dos pedreiros: uma reflexão freiriana. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 6, set. 2021. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/2021/09/13/a-matematica-dos-pedreiros/. Acesso em: 15 jan. 2024.
NASCIMENTO, M. G. O. Etnomatemática: a matemática do pedreiro e sua relação com a matemática escolar e não escolar. ISCI, Sinop, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.isciweb.com.br/revista/1320-etnomatematica-a-matematica-do-pedreiro-e-sua-relacao-com-a-matematica-escolar-e-nao-escolar. Acesso em: 15 jan. 2024.
OLIVEIRA, J. F. Ferramentas e equipamentos utilizados na construção: saiba mais! Obras e Construção Civil, [s. l.], 11 set. 2021. Disponível em: https://obrasconstrucaocivil.com/ferramentas-e-equipamentos-utilizados-na-construcao/. Acesso em: 10 abr. 2024.
SCHWARK, M. P. et al. Inovação em construção civil. São Paulo: Instituto UNIEMP, 2006.
VERGANI, T. Educação etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elivaldo Serrão Custódio, Paumiere Castro Moreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.