A sistematização de experiências e sua dimensão histórica na educação popular

entrevista com Elza Maria Fonseca Falkembach

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-71058

Palabras clave:

Educação popular, Sistematização de Experiências, Pesquisa acadêmica

Resumen

Esta entrevista oportuniza conhecer a trajetória de Elza Maria Fonseca Falkembach pelos caminhos da Educação Popular e, mais detidamente, da Sistematização de Experiências, de modo a apresentar os desafios inerentes, os princípios fundamentais e como se situa em relação ao campo da Educação Popular, sobretudo nas dimensões ética, política e epistemológica. Aborda a questão da produção de subjetividades (no sentido singular e coletivo), que é muito presente na Sistematização de Experiências, e a remete à decolonialidade. E finaliza com a reflexão em torno da identificação da sistematização como um processo aprofundado de avaliação sobre uma determinada experiência, o que contribui, também, para pensarmos na relação entre a Sistematização de Experiências e a pesquisa acadêmica nas universidades.

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Biografía del autor/a

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenador do Centro Latino-Americano de Estudos e Pesquisa em Educação (CELAPED); líder do Grupo de Pesquisa Educação e Pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas.

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade de Córdoba, Espanha; estágio pós-doutoral na Universidade de Murcia,  Espanha; professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Descolonização, Educação e Processos Subjetivos. 

Citas

não se aplica

Publicado

2023-10-18

Cómo citar

PITANO, S. de C.; MOREIRA, J. A sistematização de experiências e sua dimensão histórica na educação popular: entrevista com Elza Maria Fonseca Falkembach. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 390–404, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-71058. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71058. Acesso em: 22 jul. 2024.