Os desafios para a consolidação da arte e da cultura em uma instituição de ensino de tradição agrícola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-70685Palabras clave:
Arte, Cultura, Educação, Direitos culturais, Política culturalResumen
A implementação de iniciativas artísticas e culturais nas instituições de ensino proporciona aos estudantes uma experiência que vai além dos limites acadêmicos. Isso contribui significativamente para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, promovendo uma educação completa e totalmente integrada ao mundo ao redor deles. Pensando nessas possibilidades, este artigo visa a analisar os desafios enfrentados pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano para a consolidação da cultura e discutir possibilidades para gerir, promover e garantir o direito de acesso à cultura pelos estudantes, servidores e comunidades locais. No decorrer do texto, apresentamos pontos importantes dos documentos institucionais e as experiências que tangem a implementação de ações de arte e cultura desenvolvidas ao longo dos últimos oito anos. As narrativas dos estudantes destacam a inegável importância do conhecimento em arte e cultura, e benefícios decorrentes do envolvimento nessas atividades. No entanto, observa-se a necessidade de os gestores implementarem efetivamente as diretrizes previstas nos regulamentos institucionais e estabelecerem colaborações com atores externos. Nesse cenário, a presença e o fomento da arte e da cultura emergem como elementos essenciais na construção da formação humana e cidadã.
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