A extensão universitária como prática acadêmica educativa

uma experiência comunitária para além da assistência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70566

Palabras clave:

Extensão universitária, Extensão popular, Educação popular, Experiência comunitária

Resumen

A proposta deste texto é refletir acerca da participação na construção e no desenvolvimento de um programa de extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir da minha atuação na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). O objetivo central é elaborar, pela reflexão proposta, o porquê do alcance exitoso dos resultados definidos e, dessa maneira, identificar uma metodologia que ajude a contribuir para o sucesso de outras ações. Entretanto, para desenvolver a proposta aqui estabelecida, inicialmente, procurei considerar a extensão em sua essência e o percurso de construção, de forma a compreendê-la como um processo educativo dialógico e, assim, definir seus princípios para além do assistencialismo, com o objetivo de identificar caminhos potenciais do fazer extensionista. Dessa maneira, não se trata de um relato de um processo e experiência, como foi vivido e experimentado, mas de uma elaboração analítica acerca da experiência construída e como, ao se construir, se formam processos educacionais e sujeitos que se educam mutuamente, trocam saberes e, dialogicamente, os reelaboram, situando-os em outro patamar.

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Biografía del autor/a

Valeria Maria Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Política e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; servidora técnica administrativa na mesma instituição.

Citas

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

RODRIGUES, V. M. A extensão universitária como prática acadêmica educativa: uma experiência comunitária para além da assistência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 248–270, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70566. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70566. Acesso em: 2 nov. 2024.