Atuação em campo externo

relato de experiência de um residente em Saúde Coletiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70021

Palabras clave:

Equipe multiprofissional, Experiência, Atenção básica, Residência

Resumen

Em se tratando das qualificações, a partir da realidade prática, os profissionais estão diretamente em contato com o cotidiano do trabalho em saúde. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pelo delineamento metodológico caracterizado como descritivo, do tipo relato de experiência. Inscreve-se, nesta linha, a pesquisa-ação, visto que associa a pesquisa à ação/prática, com o propósito de descrever a vivência de um residente em saúde coletiva, bem como a atuação em campo, externa ao município de Uberlândia. Durante a experiência, na atenção primária, foi possível compreender o processo de trabalho e identificar o modo como a assistência de enfermagem estava sendo concebida. A experiência nesses campos de práticas proporcionou-me uma vivência dinâmica e desbravadora, pois concedeu-me uma atuação enriquecedora, prazerosa e estimulante. É primordial a construção dos laços afetivos e de confiança, já que inúmeras histórias de vida, individuais, coletivas e familiares são entrelaçadas à nossa prática, haja vista a forma como  os atendidos procuram os residentes não só para tratar os agravos contemplados por cada especialidade, mas para buscar conselhos, superar as dificuldades do dia a dia e investir na promoção da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

icaro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Enfermagem pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas, Minas Gerais, Brasil; residente em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

rafael, Universidade Federal de Uberlandia

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Carla Denari Giuliani, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BEZERRA, L. O. et al. Fragilidades e dificuldades da residência multiprofissional em saúde sob a ótica da enfermagem: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, ago. 2022. DOI 10.33448/rsd-v11i10.28632. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/362701791_Fragilidades_e_dificuldades_da_residencia_multiprofissional_em_saude_sob_a_otica_da_enfermagem_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 6 mar. 2024.

BOTTI, S. H. D. O.; REGO, S. T. D. A. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 65-85, 2011. DOI 10.1590/S0103-73312011000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/FDgGZssWkLgjJ5HcgXfPw4B/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2024.

BRASIL. Decreto n. 80.281, de 5 de setembro de 1977. Regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências. Brasília, DF, 1977. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-80281-5-setembro-1977-429283-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.

CUNHA, M. I. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, jan./dez. 1997. DOI 10.1590/S0102-25551997000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/ZjJLFw9jhWp6WNhZcgQpwJn/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2024.

EVANGELISTA, D. L.; IVO O. P. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional de enfermagem: expectativas e desafios. RevEnfermContemp, Brotas, v. 3, n. 2, p. 123-130, 2014. DOI 10.17267/2317-3378rec.v3i2.391. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/391. Acesso em: 6 mar. 2024.

FROZEL, B. A entrevista semi-estruturada na pesquisa sobre a elite banqueira brasileira: notas de um diário de campo. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 2, n. 1, dez. 2011. DOI 10.5380/recp.v2i1.21715. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/21715. Acesso em: 6 mar. 2024.

GIOVANI, M. S. P.; VIEIRA, C. M. Longitudinalidade do cuidado diante da rotatividade de profissionais na Estratégia Saúde da Família. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, 2013. DOI 10.3395/reciis.v7i4.572. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/572. Acesso em: 6 mar. 2024.

LEAL, M. B.; CAMARGO JUNIOR K. R. Saúde Coletiva em debate: reflexões acerca de um campo em construção. Interface, Botucatu, v. 16, n. 40, p. 53-65, 2012. DOI 10.1590/S1414-32832012005000022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/jfMpnfNFpGPnf5h79dww4DJ/?lang=pt#. Acesso em: 6 mar. 2024.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, abr. 2007. DOI 10.1590/S1414-49802007000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt#. Acesso em: 8 mar. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p.108-112.

MIOTO, R. C. T.; ALVES, F. L.; CAETANO, P. S. As residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Serviço Social e Saúde, v. 11, n. 2, p. 185-208, 2015. DOI 10.20396/sss.v11i2.8635288. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8635288. Acesso em: 6 mar. 2024.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU/EDUSP, 1986.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Interprofessional collaborative practice in primary health care: nursing and midwifery perspectives - six case studies. Genebra: OMS, 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/seguranca-do-paciente/marco-para-acao-em-educacao-interprofissional-e-pratica-colaborativa-oms.pdf/view. Acesso em: 27 maio 2022.

RODRIGUES, T. F. Residências multiprofissionais em saúde: formação ou trabalho? Serviço Social e Saúde, Campinas, v. 15, n. 1, p. 71, out. 2016. DOI 10.20396/sss.v15i1.8647309. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8647309. Acesso em: 6 mar. 2024.

SILVA, A.; CHIARO, S. O impacto da interface entre a aprendizagem baseada em problemas e a argumentação na construção do conhecimento científico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 82, dez. 2018. DOI 10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p82. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1103. Acesso em: 6 mar. 2024.

SILVA, L. B. Residência multiprofissional em saúde no brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Katálysis, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 200–209, jan. 2018. DOI 10.1590/1982-02592018v21n1p200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/BpFH8tww34qhgm9LSW6n84d/?lang=pt#. Acesso em: 6 mar. 2024.

SOARES, C. L. M. et al. Residência em Saúde Coletiva com concentração em planejamento e gestão em saúde: a experiência do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Divulgação em Saúde para Debate, Brasília, n. 58, p. 306-314, jul 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29859/1/Arttigo2%20Cristiane%20Abdon.%202018.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.

SOARES, R. S. et al. Vivências de residentes enfermeiros no programa de residência multiprofissional em saúde. Saúde, Santa Maria, v. 43, n. 1, p. 13, maio 2017. DOI 10.5902/2236583414826. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/14826. Acesso em: 6 mar. 2024.

SOUSA, M. A. O.; FALBO-NETO, G. H.; FALBO, A. R. Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversal. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 45, n. 3, 2021. DOI 10.1590/1981-5271v45.3-20200214. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/PBYqnbh4dRMtYqTgtrNpL3P/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2024.

UNGARI, D. F.; GRILLO RODRIGUES, A. P. A influência da cultura organizacional no desenvolvimento dos vínculos do indivíduo com a organização. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 13, n. 2, p. 168, nov. 2020. DOI 10.19177/reen.v13e22020168-196. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9335. Acesso em: 6 mar. 2024.

VIEIRA, S. E. Intervenções educativas de acolhimento à novos colaboradores: o papel do enfermeiro e instrutores internos. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 24, p. 9-16, jan. 2021. DOI 10.47385/praxis.v12.n24.803. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/803. Acesso em: 6 mar. 2024.

WEBER, F. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 15, n. 32, p. 157-170, 2009. DOI 10.1590/S0104-71832009000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/ZqxMGvJtb5f79JCFzBwcNnz/?lang=pt. Acesso em: 6 mar 2024.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

DIAS, Ícaro K. B.; AQUINO, R. L. de; GIULIANI, C. D. Atuação em campo externo: relato de experiência de um residente em Saúde Coletiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 337–350, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70021. Acesso em: 21 nov. 2024.