O legado de Paulo Freire para a formação do enfermeiro educador em um ambulatório especializado da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66949

Palavras-chave:

Formação do enfermeiro, Educação dialógica, Saberes necessários à docência, Educação em Saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das ideias de Paulo Freire para a formação do enfermeiro na licenciatura, alinhado ao novo modelo de organização da saúde no Brasil, que visa a integralidade da assistência. Trata-se de um estudo descritivo reflexivo de abordagem qualitativa, cujo procedimento metodológico envolveu a reflexão crítica do processo formativo do enfermeiro educador ao desenvolver ações educativas em saúde na sala de espera de um Centro Especializado de Saúde. Inicialmente, apresentamos o contexto da formação, seguido de uma reflexão freiriana sobre saberes necessários para a formação docente em saúde. Concluímos que os ensinamentos de Freire possibilitam ao graduando de enfermagem uma formação profissional crítica reflexiva e qualificada para o mercado de trabalho, sendo capaz de assistir e educar a população de seu território de atuação.

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Biografia do Autor

Fabia Faria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; preceptora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Gabriela Luiza da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Odontologia pela Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Carla Denari Giuliani, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta IV da mesma instituição; coordenadora e fundadora do Laboratório Avançando nos Estudo de Gênero e Violência (LGV) e Grupo de Estudo em Gênero e Violência. 

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Publicado

05-11-2022

Como Citar

SILVA, F. F. da; SILVA, G. L. da; GIULIANI, C. D. O legado de Paulo Freire para a formação do enfermeiro educador em um ambulatório especializado da Universidade Federal de Uberlândia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 156–175, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66949. Acesso em: 21 nov. 2024.

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