O legado de Paulo Freire para a formação do enfermeiro educador em um ambulatório especializado da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-66949Palavras-chave:
Formação do enfermeiro, Educação dialógica, Saberes necessários à docência, Educação em SaúdeResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das ideias de Paulo Freire para a formação do enfermeiro na licenciatura, alinhado ao novo modelo de organização da saúde no Brasil, que visa a integralidade da assistência. Trata-se de um estudo descritivo reflexivo de abordagem qualitativa, cujo procedimento metodológico envolveu a reflexão crítica do processo formativo do enfermeiro educador ao desenvolver ações educativas em saúde na sala de espera de um Centro Especializado de Saúde. Inicialmente, apresentamos o contexto da formação, seguido de uma reflexão freiriana sobre saberes necessários para a formação docente em saúde. Concluímos que os ensinamentos de Freire possibilitam ao graduando de enfermagem uma formação profissional crítica reflexiva e qualificada para o mercado de trabalho, sendo capaz de assistir e educar a população de seu território de atuação.
Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria do Trabalho e da Gestão da Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Políticas de formação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003. 21 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pol_formacao_desenv.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1886/GM. Aprova as Normas e Diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e do Programa de Saúde da Família. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância e Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_hanseniase.pdf. |Acesso em: 13 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico de Hanseníase. Brasília, DF: Ministério da Saúde, n. especial, jan. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-hanseniase-_-25-01-2022.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacs01.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
BUSS, P. M. Uma introdução ao conceito de Promoção da Saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção de saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 19-42.
FALKENBERG, M. B. et.al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 0157/2013. Acesso em: 14 jun. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987
LIMA, S. do C. Território e promoção da saúde: perspectivas para a atenção primária à saúde. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
MELO, J. R. de. Formação docente e a prática pedagógica: os saberes docentes diante da prática pedagógica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 17, n. 11, p. 139-152. nov. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/saberes-docentes. Acesso em: 24 out. 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Estratégia global para a hanseníase 2021-2030: rumo a zero hanseníase. Nova Deli: OMS, 2021. Disponível em: https://www.who.int/pt/publications/i/item/9789290228509. Acesso em: 13 jun. 2022.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Comissão da OMS pede ação urgente contra doenças crônicas não transmissíveis. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/1-6-2018-comissao-da-oms-pede-acao-urgente-contra-doencas-cronicas-nao-transmissiveis#:~:text=Coletivamente%2C%20c%C3%A2ncer%2C%20diabetes%2C%20doen%C3%A7as,entre%2030%20e%2070%20anos. Acesso em: 25 out. 2022.
PAIM, J. N. S. Vigilância da saúde: dos modelos assistenciais para a promoção da saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção de saúde conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 165-182.
RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E. Promoção de Saúde e planejamento estratégico situacional: intersetorialidade na busca de maior governabilidade. In: CZERESNIA, D. FREITAS, C. M. (org.). Promoção de saúde conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 183-206.
SANTOS, M. dos R. et al. Licenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas de estudantes. DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/MrNnjMjQQxsGNZwTRX9RBfv/?lang=pt#. Acesso em: 13 jun. 2022.
SHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 81-90.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, PPC licenciatura. 2018. Disponível em: http://www.famed.ufu.br/system/files/conteudo/projeto_pedagogico_versao_2018-2_0.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabia Faria da Silva, Gabriela Luiza da Silva, Carla Denari Giuliani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.