O legado de Paulo Freire para a formação do enfermeiro educador em um ambulatório especializado da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66949

Palavras-chave:

Formação do enfermeiro, Educação dialógica, Saberes necessários à docência, Educação em Saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das ideias de Paulo Freire para a formação do enfermeiro na licenciatura, alinhado ao novo modelo de organização da saúde no Brasil, que visa a integralidade da assistência. Trata-se de um estudo descritivo reflexivo de abordagem qualitativa, cujo procedimento metodológico envolveu a reflexão crítica do processo formativo do enfermeiro educador ao desenvolver ações educativas em saúde na sala de espera de um Centro Especializado de Saúde. Inicialmente, apresentamos o contexto da formação, seguido de uma reflexão freiriana sobre saberes necessários para a formação docente em saúde. Concluímos que os ensinamentos de Freire possibilitam ao graduando de enfermagem uma formação profissional crítica reflexiva e qualificada para o mercado de trabalho, sendo capaz de assistir e educar a população de seu território de atuação.

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Biografia do Autor

  • Fabia Faria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; preceptora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Gabriela Luiza da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestra em Odontologia pela Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Carla Denari Giuliani, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em História e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta IV da mesma instituição; coordenadora e fundadora do Laboratório Avançando nos Estudo de Gênero e Violência (LGV) e Grupo de Estudo em Gênero e Violência. 

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Publicado

05-11-2022

Como Citar

SILVA, Fabia Faria da; SILVA, Gabriela Luiza da; GIULIANI, Carla Denari. O legado de Paulo Freire para a formação do enfermeiro educador em um ambulatório especializado da Universidade Federal de Uberlândia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 156–175, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66949. Acesso em: 7 jun. 2025.

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