Por outra história da Educação Popular no Recife

além do Movimento de Cultura Popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69990

Palabras clave:

Escolas isoladas, Centro Regional, Escolas municipais, Movimento de Cultura Popular

Resumen

Que experiências educacionais estiveram presentes na educação popular no Recife – importantes na configuração da Rede Municipal de Educação – além daquelas que estão relacionadas ao advento do Movimento de Cultura Popular (MCP) (1960-1964)? A educação popular na cidade, especialmente a Rede Municipal de Educação, é comumente indicada como oriunda do MCP, que ocorreu no Recife nos anos 1960-1964. Pensamos que, em uma configuração não linear e descontínua de espaço e tempo, outras experiências também foram importantes para constituir o que chamamos, hoje, de Rede Municipal de Educação do Recife. Dentre as experiências aconteceram as primeiras escolas municipais (escolas isoladas e reunidas), que começaram a funcionar juntamente com o governo do Estado de Pernambuco em 1895. A outra experiência foi o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, que se instalou em 1957 no Recife, especialmente a ideia de cultura popular ali promovida. Elas nos mostram, dentre outras coisas, que a formação da Rede Municipal do Recife vai além da experiência do MCP, como comumente é indicada.

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Biografía del autor/a

Kelma Fabíola Beltrão de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral nessa instituição, professora das redes pública de educação de Pernambuco, Brasil.

Nyrluce Marília Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora da rede pública de educação de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2023-10-18

Cómo citar

SOUZA, K. F. B. de; SILVA, N. M. A. da. Por outra história da Educação Popular no Recife: além do Movimento de Cultura Popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 129–141, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69990. Acesso em: 21 nov. 2024.