Por outra história da Educação Popular no Recife
além do Movimento de Cultura Popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69990Palabras clave:
Escolas isoladas, Centro Regional, Escolas municipais, Movimento de Cultura PopularResumen
Que experiências educacionais estiveram presentes na educação popular no Recife – importantes na configuração da Rede Municipal de Educação – além daquelas que estão relacionadas ao advento do Movimento de Cultura Popular (MCP) (1960-1964)? A educação popular na cidade, especialmente a Rede Municipal de Educação, é comumente indicada como oriunda do MCP, que ocorreu no Recife nos anos 1960-1964. Pensamos que, em uma configuração não linear e descontínua de espaço e tempo, outras experiências também foram importantes para constituir o que chamamos, hoje, de Rede Municipal de Educação do Recife. Dentre as experiências aconteceram as primeiras escolas municipais (escolas isoladas e reunidas), que começaram a funcionar juntamente com o governo do Estado de Pernambuco em 1895. A outra experiência foi o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, que se instalou em 1957 no Recife, especialmente a ideia de cultura popular ali promovida. Elas nos mostram, dentre outras coisas, que a formação da Rede Municipal do Recife vai além da experiência do MCP, como comumente é indicada.
Descargas
Citas
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Moderna, 2013.
AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 1932. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
BELLO, R. A. Subsídios para a história da educação em Pernambuco. Recife: CEPE, 1978.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 de abril de 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12612-13-abril-2012-612708-publicacaooriginal-135760-pl.html. Acesso em: 20 jan. 2019.
CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO. Educação e região: problemas de política e administração escolares no Nordeste brasileiro. Recife: CRPE/INEP/MEC, 1960.
EGITO, J. L. As primeiras escolas e a formação da rede escolar pública municipal (1894-1929). In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 26-32.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009a.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b.
FREIRE, P. Escola Primária para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 82, p. 15-33, abr./jun. 1961. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/469. Acesso em: 15 mar. 2023.
FREIRE, P. Educação e atualidade Brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREYRE, G. Palavras às professoras rurais do Nordeste. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 68, p. 40-50, 1957b. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/457. Acesso em: 16 mar. 2023.
FREYRE, G. Região, pesquisa social e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 69, p. 31-41, 1958. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/458. Acesso em: 20 mar. 2023.
FREYRE, G. Arte e ciência social e sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 30, n. 71, p. 28-38, 1958. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/461. Acesso em: 20 mar. 2023.
FREYRE, G. Sugestões para uma nova política no Brasil: a rurbana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 65, p. 65-82, 1957a. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/454. Acesso em: 20 mar. 2023.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo. 8 jun. 2016. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/463-paulo-freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo. Acesso em: 20 mar. 2023.
PERES, P. C. A educação na 1ª república (1889-1930) In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 10-25.
SANTANA, J. G. A instrução pública e a experiência pedagógica de professores no início do século XX. In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 33-41.
NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, Campinas, nº 73, 2000. DOI 10.1590/S0101-73302000000400002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tkVFzhPRWLjXZQ89XcqdCBD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2013.
TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007a.
TEIXEIRA, A. S. Educação para democracia. Introdução à administração educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007b.
VIANA FILHO, L. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Kelma Fabíola Beltrão de Souza, Nyrluce Marília Alves da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.