Por outra história da Educação Popular no Recife
além do Movimento de Cultura Popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69990Palabras clave:
Escolas isoladas, Centro Regional, Escolas municipais, Movimento de Cultura PopularResumen
Que experiências educacionais estiveram presentes na educação popular no Recife – importantes na configuração da Rede Municipal de Educação – além daquelas que estão relacionadas ao advento do Movimento de Cultura Popular (MCP) (1960-1964)? A educação popular na cidade, especialmente a Rede Municipal de Educação, é comumente indicada como oriunda do MCP, que ocorreu no Recife nos anos 1960-1964. Pensamos que, em uma configuração não linear e descontínua de espaço e tempo, outras experiências também foram importantes para constituir o que chamamos, hoje, de Rede Municipal de Educação do Recife. Dentre as experiências aconteceram as primeiras escolas municipais (escolas isoladas e reunidas), que começaram a funcionar juntamente com o governo do Estado de Pernambuco em 1895. A outra experiência foi o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, que se instalou em 1957 no Recife, especialmente a ideia de cultura popular ali promovida. Elas nos mostram, dentre outras coisas, que a formação da Rede Municipal do Recife vai além da experiência do MCP, como comumente é indicada.
Descargas
Citas
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Moderna, 2013.
AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 1932. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
BELLO, R. A. Subsídios para a história da educação em Pernambuco. Recife: CEPE, 1978.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 de abril de 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12612-13-abril-2012-612708-publicacaooriginal-135760-pl.html. Acesso em: 20 jan. 2019.
CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO. Educação e região: problemas de política e administração escolares no Nordeste brasileiro. Recife: CRPE/INEP/MEC, 1960.
EGITO, J. L. As primeiras escolas e a formação da rede escolar pública municipal (1894-1929). In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 26-32.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009a.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b.
FREIRE, P. Escola Primária para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 82, p. 15-33, abr./jun. 1961. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/469. Acesso em: 15 mar. 2023.
FREIRE, P. Educação e atualidade Brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREYRE, G. Palavras às professoras rurais do Nordeste. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 68, p. 40-50, 1957b. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/457. Acesso em: 16 mar. 2023.
FREYRE, G. Região, pesquisa social e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 69, p. 31-41, 1958. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/458. Acesso em: 20 mar. 2023.
FREYRE, G. Arte e ciência social e sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 30, n. 71, p. 28-38, 1958. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/461. Acesso em: 20 mar. 2023.
FREYRE, G. Sugestões para uma nova política no Brasil: a rurbana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 65, p. 65-82, 1957a. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/454. Acesso em: 20 mar. 2023.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo. 8 jun. 2016. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/463-paulo-freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo. Acesso em: 20 mar. 2023.
PERES, P. C. A educação na 1ª república (1889-1930) In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 10-25.
SANTANA, J. G. A instrução pública e a experiência pedagógica de professores no início do século XX. In: REZENDE, A. P. (coord.). Recife: 100 anos de Escola Pública Municipal. Recife: Prefeitura da Cidade, 2000. p. 33-41.
NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, Campinas, nº 73, 2000. DOI 10.1590/S0101-73302000000400002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tkVFzhPRWLjXZQ89XcqdCBD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2013.
TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007a.
TEIXEIRA, A. S. Educação para democracia. Introdução à administração educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007b.
VIANA FILHO, L. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Kelma Fabíola Beltrão de Souza, Nyrluce Marília Alves da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.