Desafios para educadores populares em tempos de educação remota

reflexões a partir de Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69368

Palabras clave:

Educação de jovens e adultos, Paulo Freire, Ensino remoto, Formação de educadores populares, Covid-19

Resumen

Em 2020 o mundo foi surpreendido com a emergência da pandemia Covid-19. Diante dos desafios decorrentes da crise sanitária, a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília buscou alternativas para dar prosseguimento às ações educativas do projeto de extensão na área da educação de jovens e adultos (EJA). Este artigo tem como objetivo compreender, a partir dos conceitos de situações-limites e inédito viável de Freire (1987), os significados da formação e da prática das educadoras populares, em 2021, diante dos desafios do ensino remoto. A metodologia, de base qualitativa, fez uso do método da pesquisa-ação e da sistematização de experiências, por meio de entrevistas e questionários realizados com as educadoras envolvidas no projeto. O texto dialoga com as contribuições de Freire e com autores da área da EJA e da formação de professores. O artigo aponta os desafios vividos no contexto da pandemia, em face da deterioração das condições de vida e saúde, bem como do acesso precário às novas tecnologias, enfrentados por educandos e educadores do projeto. Além disso, mostra que o apoio recebido pelas educadoras populares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas foi fundamental para continuarem persistindo nas atividades deles, mesmo em tempos tão incertos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora associada da Universidade de Brasília, Brasil; coordenadora do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX/UnB).

Violeta Acuña-Collado, Universidade Playa Ancha

Doutora em Desenvolvimento Pessoal, Aprendizagem e Teorias Epistemológicas Aplicadas pela Universidad Católica del Sagrado Corazón de Milán, Itália, professora da Faculdade de Ciências da Educação e diretora do Programa Disciplinario de Educación de Adultos na Universidad de Playa Ancha, Chile.

Citas

BATISTA, A. et al. Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Nota Técnica nov./2020. Rio de Janeiro: NOIS/PUC-RJ, 2020. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/nt11-analise-descritiva-dos-casos-de-covid-19-283gkzmwl2n6. Acesso em: 6 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus: atualização de 28 de agosto de 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 14 dez. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IBGE. Educação 2019: PNAD contínua. Biblioteca IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

JARA, O. H. A sistematização de experiências, prática e teoria para outros mundos possíveis. Brasília: CONTAG, 2012.

LÖWY, M. A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, 2002. DOI 10.1590/S0103-40142002000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/c7TdKSGxkSysjMds45cqs8v/. Acesso em: 7 fev. 2023.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

NICODEMOS, A. Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? Periferia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 88-102, 2014. DOI 10.12957/periferia.2014.17248. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552156371008. Acesso em: 15 set. 2023.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 871-892, 2020. DOI 10.35786/1645-1384.v20.n3.14. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.html. Acesso em 16 set. 2023.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.

PEREIRA, T. I. V. A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, p. 112–125, 2017. DOI 10.14295/remea.v0i0.6896. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896. Acesso em: 16 set. 2023.

REIS, R. H. A constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens adultos. Campinas: Autores Associados, 2011.

VIEIRA, M. C.; Reis, R H.; LEMES, J. B. Educação de jovens e adultos como ato de amor, poder e saber. Brasília: DEG/UnB, 2015.

SOBRAL, J. B. L. Dialogando vozes e sentidos da educação popular e da educação de jovens e adultos na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

STRECK, D. Algumas lições do mestre. Revista do Instituto Humanitas, São Leopoldo, n. 223, p. 6-8, 2007. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1019-danilo-streck-1. Acesso em: 16 set. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

VIGOTSKI. L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publicado

2023-10-18

Cómo citar

VIEIRA, M. C.; ACUÑA-COLLADO, V. Desafios para educadores populares em tempos de educação remota: reflexões a partir de Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 187–208, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69368. Acesso em: 24 nov. 2024.