A extensão universitária na promoção à saúde

projeto Saúde em Foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68179

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental

Resumen

Este estudo retrata as experiências de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na construção de espaços de discussão acerca de temas relevantes na formação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, no contexto das ações do projeto de extensão “Saúde em Foco”, realizado junto à comunidade acadêmica da UFRN e ao público externo, no semestre 2018.1. Foram realizadas três mesas-redondas, em que foram debatidos temas como saúde da mulher; gravidez na adolescência; violência obstétrica e saúde sexual e reprodutiva da mulher em privação de liberdade; saúde do trabalhador; retirada de direitos dos profissionais da saúde, dupla jornada de trabalho e práticas integrativas e complementares em saúde como alternativa de cuidado para esses profissionais; luta antimanicomial; reforma psiquiátrica, práticas manicomiais e saúde mental. A construção de espaços ricos de troca de saberes foi extremamente importante para o desenvolvimento crítico dos participantes, em que os conhecimentos técnicos e vivenciais puderam ser partilhados de forma a completar um ao outro, além de contribuir com a formação em saúde e ampliar debates.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaac Newton Machado Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde do Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; pesquisador do Laboratório de Estudos Epidemiológicos (LeeP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Jânio Luiz do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Brenda Nayara Carlos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Jônia Cybele Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora substituta na mesma instituição; dentista da Estratégia de Saúde da Família do Município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.

Eliana Costa Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris VIII, França; professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde (CNPq); do Observatório de Recursos Humanos em Saúde; e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC); coordenadora do GT PET Saúde Interprofissionalidade.

Citas

ABRAMO, H. W.; VENTURI, G.; CORROCHANO, M. C. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 39, n. 3, 2020. DOI: 10.25091/s01013300202000030004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/HffJZGdxz6Z36cqybFwQ5nH/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

ANDRADE, C. B.; CASULO, A. C.; ALVES, G. Precarização do trabalho e saúde mental: o Brasil da Era Neoliberal. Bauru: Projeto Editorial Praxis; 2018. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 12, 2019. DOI: 10.1590/1413-812320182412.25052019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/FZxBvpSRm3VVX7KYtjXpCvh/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.

BASTOS, J. C. S. et al. Síndrome de Burnout e os estressores relacionados à exaustão emocional em enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.25248/reas.e5846.2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/5846. Acesso em: 17 jan. 2023.

BELASCO, I. C.; PASSINHO, R. S.; VIEIRA, V. A. Práticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, 2019. DOI: 10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.103-111. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-52672019000100008. Acesso em: 29 jan. 2023.

DIAS, M. S. L.; BROGNOLI, P. C.; SOUZA, A. C. Extensão universitária e experiência em orientação de carreiras: a curricularização em pauta. Extensão & Sociedade, Lagoa Nova, v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID29069. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/29069. Acesso em: 3 jan. 2023.

FERNANDES, C. J. et al. Índice de cobertura assistencial da Rede de Atenção Psicossocial (iRAPS) como ferramenta de análise crítica da reforma psiquiátrica brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, 2020. DOI: 10.1590/0102-311X00049519. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/G5CXF3LhvksHzcS7j8LHMqH/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

FERREIRA, R. et al. Promoção de saúde bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, São Paulo, v. 24, n. 48, 2018. DOI: 10.15603/2176-1000/odonto.v24n48p45-53. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Odonto/article/view/8246. Acesso em: 16 jan. 2023.

FREIRE FILHO, J. R. et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. esp. 1, 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019S107. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/8n8Vf9HXr4fZwJ8fHwrVDbg/?lang=pt. Acesso em: 3 jan. 2023.

GOMES, D. C. A extensão e formação profissional como colaboração para o Sertão: vivências do IFRN no Seridó Potiguar. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 14, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6858. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6858. Acesso em: 23 jan. 2023.

KAMMER, K. P.; MORO, L. M.; ROCHA, K. B. Concepções e práticas de autonomia em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): desafios cotidianos. Psicologia Política, São Paulo, v. 20, n. 47, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2020000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 fev. 2023.

MACHADO BARBERY, F.; CALÁ GARCÍA, E. J. Caracterización del entorno social comunitario como extensión universitaria en ciencias médicas. Edumecentro, Santa Clara, v. 6, n. 2, 2014. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742014000200019&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2023.

MACHADO, D. M. et al. Psychiatric emergency service in Federal District: interdisciplinarity, pioneering spirit and innovation. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 4, 2021. DOI: 10.1590/0034-7167-2019-0519. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/6SS7jM7QdWNfts6NfBjxJkd/?lang=en. Acesso em: 3 jan. 2023.

MACHADO, V. C. Direitos humanos e políticas públicas de saúde para populações específicas. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.56344/2675-4827.v3n1a2022.3. Disponível em: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/292. Acesso em: 23 jan. 2023.

MATOS, M. D. L. et al. Integrative community therapy and its meaning for student life: a meeting of experiences. International Archives of Medicine Section: Psychiatry & Mental Health, East Windsor, v. 10, n. 83, 2017. DOI: 10.3823/2353. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229778961.pdf. Acesso em: 29 jan. 2023.

NOGUEIRA, S. E.; SANTOS, A. A.; SANT’ANA, P. R. Pet sexualidade: impactos no processo formativo discente no ensino superior em saúde. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 7, n. 24, 2021. DOI: 10.21920/recei72021724297311. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3635. Acesso em: 16 jan. 2023.

PEREIRA, E. C. et al. Occupational health, integrative and complementary practices in primary care, and the Covid-19 pandemic. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 56, 2022. DOI: 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0362. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/hzBYStjG9SYGHKmhJSy3XDc/?lang=en. Acesso em: 23 jan. 2023.

PRADO, J. M.; KUREBAYASHI, L. F. S.; SILVA, M. J. P. Auriculoterapia verdadeira e placebo para enfermeiros estressados: ensaio clínico randomizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 52, 2018. DOI: 10.1590/S1980-220X2017030403334. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/HT9msyZbqq7nGyFjBft87Nj/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

ROMÁN SÁNCHEZ, Y. G. Impactos sociodemográficos y económicos en la precariedad laboral de los jóvenes en México. Región y sociedad, Hermosillo, v. 25, n. 58, 2013. DOI: 10.22198/rys.2013.58.a127. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-39252013000300006&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2023.

SANTOS, D. V. S.; ROSA, L. C. S. Reforma psiquiátrica, famílias e estratégias de cuidado: uma análise sobre o cárcere privado na saúde mental. Libertas, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18437/9627. Acesso em: 2 fev. 2023.

SCHULTZ, A. L. V.; DIAS, M. T. G.; DOTTA, R. M. Mulheres privadas de liberdade no sistema prisional: interface entre saúde mental, serviços sociais e vulnerabilidade. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2020. DOI: 10.15448/1677-9509.2020.2.36887. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fass/article/view/36887. Acesso em: 17 jan. 2023.

SILVA, J. M. G. et al. Clínicos e análise microbiológica da flora vaginal de reeducandas de cadeia feminina de Mato Grosso. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Betim, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.5892/ruvrd.v1i18.5702. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5702. Acesso em: 17 jan. 2023.

SILVA, S. M. P.; FRANÇA, M. H. O. Trabalhando com o mínimo: a saúde mental infantojuvenil no estado da Paraíba. Em Pauta, Rio de Janeiro, v. 20, n. 49, 2022. DOI: 10.12957/rep.2022.63445. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/63445. Acesso em: 2 fev. 2023.

SOARES, S. S. S. et al. Dupla jornada de trabalho na enfermagem: dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho e cotidiano laboral. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, 2021. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0380. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/P8kxXv48XtSj4Kgm9tKLNGC/?lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2023.

Publicado

2023-09-04

Cómo citar

BEZERRA, I. N. M.; NASCIMENTO, J. L. do; FERREIRA, B. N. C.; LIMA, J. C. S.; GUERRA, E. C. A extensão universitária na promoção à saúde: projeto Saúde em Foco. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 361–373, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68179. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68179. Acesso em: 23 dic. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a