"Caminhos do SUS"

a gamificação como tecnologia social para a educação popular em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68129

Palabras clave:

Tecnologia Social, Educação em Saúde, Gamificação, Sistema Único de Saúde

Resumen

O objetivo do estudo foi descrever e discutir o desenvolvimento de uma tecnologia social para educação em saúde por meio da técnica de gamificação. A pesquisa descritiva relatou a utilização do Design Thinking para gamificação de conhecimentos sobre saúde, a partir da produção de um jogo de tabuleiro, visando a educação em saúde com base nos princípios da tecnologia social. A construção do “Caminhos do SUS” foi consequência de um método participativo e colaborativo, que partiu de demandas reais da comunidade escolar, identificadas em um diálogo horizontal com os diferentes atores sociais. No jogo de tabuleiro, o jogador percorre diversos dispositivos de saúde e cuidado, cuja missão é resolver problemáticas da vida diária. A ação teve como público-alvo escolares maiores de 12 anos, que deveriam descobrir os locais e os serviços da cidade, seguindo o fluxo de encaminhamentos e relacionando as informações técnicas apresentadas nas cartas aos seus saberes e aos de seus colegas. Assim, esse processo configurou-se como uma ação de educação em saúde para a multiplicação de conhecimentos sobre o SUS. Concluiu-se que o “Caminhos do SUS” é uma potente ferramenta, capaz de gerar transformação social a partir da produção de autonomia e senso de comunidade, sendo possível sua utilização como uma tecnologia social inovadora para educação em saúde.

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Biografía del autor/a

Letiane, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (GRUPAD/GEPS); membro e pesquisadora do/no Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTTQ+ (AMBITRANS).

Maria Eduarda Rockenbach Dullius, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduanda em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista CNPq; membro do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (GRUPAD/GEPS).

Gabriella Soares Hopp , Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (GRUPAD/GEPS). 

Edna Linhares Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora na Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; tutora do PET-Saúde mental e do PET Atenção Psicossocial; membro do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Bem-estar; Grupo de Pesquisa Processos Clínicos, Modos de Subjetivação e Políticas Públicas e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS).

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Publicado

2023-09-04

Cómo citar

LETIANE; DULLIUS, M. E. R.; HOPP , G. S.; GARCIA, E. L. "Caminhos do SUS": a gamificação como tecnologia social para a educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 322–338, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68129. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68129. Acesso em: 7 nov. 2024.