Agroecologia e convivência com o Semiárido
um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-67969Palabras clave:
Educação contextualizada, Semiárido, História OralResumen
Este relato de experiência foi produzido a partir de uma roda de conversa sobre agroecologia realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sumé, Paraíba. O estudo teve por objetivo discutir os princípios da agroecologia, bem como evidenciar as diferenças e contradições dela com o agronegócio. Participaram da roda de conversa estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, bem como estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, ofertado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Para introduzir o debate, propomos o diálogo sobre memórias de práticas vivenciadas pelos estudantes e familiares deles com a agricultura familiar no território. Após, discutimos o conceito da agroecologia, os princípios e a importância dela na sociedade contemporânea. A experiência despertou o interesse de estudantes e professores pelo tema, principalmente, com ênfase no que se refere às práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido.
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