A Rádio Excelsior e a contação de histórias no Recôncavo Baiano
a extensão universitária em ondas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-67147Palabras clave:
Extensão, Comunicação Radiofônica, Contação de Histórias, EducaçãoResumen
Este texto versa sobre um projeto de extensão que consiste na contação de histórias no rádio. Por compreender a abrangência do rádio e como ele contempla várias esferas da sociedade, transitando, inclusive, entre as classes sociais, a presença da contação de histórias na Rádio Excelsior Recôncavo FM tem se configurado como um projeto fecundo. Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, a importância do projeto de extensão como algo politicamente constituinte da essência universitária, dentro de uma perspectiva de saída. Paralelo a isso, situamos a rádio como um lugar/ponte entre a universidade e a sociedade dentro de uma das práticas culturais mais antigas da humanidade, que é a contação de histórias. A metodologia utilizada foi de cunho fenomenológico-descritiva, com o objetivo de colocar entre parêntese um fenômeno e situá-lo dentro de um universo de sentidos.
Descargas
Citas
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Sapione, 2003.
ALTUNA, R. R. A. A cultura tradicional banto. Luanda: Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, 1985.
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BÀ, A. H. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. História geral da África I: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249POR.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2011.
COLLINS, R.; COOPER, P. I. The power of story: teaching through storytelling. 2. ed. Illinois: Walveland Press, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
GURGEL, R. M. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1989.
HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marcoantonio. 19. ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.
JUNG, C. G. Psicologia do inconsciente. Tradução de Maria Luiza Appy. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LÉVI-STRAUSS, C. A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MANEN, M. V. El tacto en la enseñanza: el significado de la sensibilidade pedagógica. Tradução de Eliza Sanz Aisa. Barcelona: Paidós, 2010.
MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
MEDEIROS, M. M. A extensão universitária no Brasil: um percurso histórico. Barbaquá, Dourados, v. 1, n. 1, p. 9-16, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1447. Acesso em: 24 jul. 2021.
MORAES, F. Entre as ondas do rádio e as salas de aula: a contação de histórias no Brasil dos anos 40 aos anos 60 do século XX. In: GOULART, I. C. V.; LOBO, D. D. (org.). Os encantadores de histórias: sobre práticas orais, memórias e arte narrativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
OLIVEIRA, R. L.; ALMEIDA, R. L.; SANTOS, T. O. Enleituramento, um conceito que bem poderia ser freireano. In: GONÇALVES, M. C. S.; JESUS, B. G. (org.). Educação inclusiva: reflexões. Belo Horizonte: Poisson, 2020. DOI 10.36229/978-65-86127-86-7.CAP.13.
OLIVEIRA, R. L. A constituição do sujeito leitor pela via da contação de histórias. Sul-Sul Revista de Ciências Humanas e Sociais, Barreiras, v. 1, n. 2, p. 57-75, 2020. DOI 10.53282/sulsul.v1i02.750. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/750. Acesso em: 24 jul. 2021.
OLIVEIRA, R. L. Pedagogia da rebeldia e enleituramento. Curitiba: Appris, 2019.
OLIVEIRA, R. L. Enleituramento na EJA. In: DANTAS, T. R.; DIONÍSIO, M. L. T.; LAFFIN, M. H. L. G. Educação de Jovens e Adultos: políticas, direito, formação e emancipação social. Salvador: EDUFBA, 2019.
ONG, W. J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. São Paulo: Papirus, 2006.
PORFÍRIO, F. Mito da caverna. UOL Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm. Acesso em: 24 jul. 2021.
RIBEIRO, K. C. Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21270/1/DISSERTACAO-VERSAOFINAL%20-%20Kelly%20Cristine.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
STEIN, E. Pensar é pensar a diferença: filosofia e conhecimento empírico. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.
ZUMTHOR, P. Tradição e esquecimento. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Hucitec, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rony Henrique Souza, Rosemary Lapa de Oliveira, Liége Maria Queiroz Sitja
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.