Didática à luz de Paulo Freire em reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd

Autores/as

  • Fernando Miranda Arraz Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4609-7683
  • Jucileia Costa Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kyara Botelho Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Noelma Nascimento Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63213

Palabras clave:

Didática, ANPed, Paulo Freire

Resumen

O referido estudo tem como embasamento pesquisas realizadas nos Anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), dos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019 no Grupo de Trabalho – GT 04 – Didática, que tenham referências às inúmeras obras do autor Paulo Freire. Dessa forma, o objetivo deste estudo é identificar e compreender, por meio da pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, como o educador vem sendo referenciado neste GT e durante este espaço temporal. Destacamos que, considerando as quatro reuniões da ANPEd, nos GT de Didática tivemos um total sessenta e seis trabalhos. Destes, fazendo referência ao educador, tivemos como achados: três no ano de 2013; quatro em 2015; três no ano de 2017; e seis em 2019, perfazendo dezesseis trabalhos no total e com temáticas diversificadas. Assim os autores relatam que as referências realizadas nos trabalhos pesquisados na ANPEd e no referido GT conseguem apresentar considerações valiosas para o campo da Didática, encontrando assim, novos espaços de significações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Miranda Arraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; mestrando em Educação e Docência na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; servidor público da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LapenSI/UFMG).

Jucileia Costa Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Construção Civil na Universidade na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Kyara Botelho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Noelma Nascimento Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Docência a Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora efetiva da rede estadual de ensino do Espírito Santo, Brasil.

Citas

BAIBICH, T. M.; ORTEGA, A. R. O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_2898_texto.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BERALDO, F. R. C.; SOARES, S. R. Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_3429_texto.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BOSCO, C. S. SOARES, M. C. Polissemia de concepções sobre educação integral: narrativas docentes. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_29_1. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRAGA, M.; FAGUNDES, M. Por uma didática humanizadora à luz de Paulo Freire. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4613.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.612 de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 abr. 2012.

CAMPOS, V. T. Contribuições de ações de formação contínua para a (trans)formação e a prática docente na educação superior. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_34_9. Acesso em: 15 ago. 2021.

CARDIEIRI, E. O diálogo nas relações escolares e na atuação docente: uma dimensão negligenciada na prática educativa?. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4252.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

CARNEIRO, I. M. S. P., CAVALCANTE, M. M. D., LOPES, F. M. N. A necessidade de uma posição teleológica voltada para a formação didático-pedagógica de professores bachareis e tecnológos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_809.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

SOARES, E. R. M. A socioeducação e o quarto nível avaliativo: entre o desejo de aprender e de ser livre. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_27_8. Acesso em: 15 ago. 2021.

FERREIRA, N. S. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Doi: 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 2005.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967-2007.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983-2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996-1999-2003-2011b.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997-2011a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987-1988.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

GEBRAN, R.; ARAÚJO, A. T.; RUIZ, A. O logbook como estratégia de ensinagem: acrescentando sabor e cor ao ensino médico asséptico e branco. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4182.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

HONOTATO, H. G. A disciplina de introdução à logística naval na formação superior da marinha do Brasil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_39_8. Acesso em: 15 ago. 2021.

MARIGO, A.; MELLO, R. Atuações educativas de êxito em comunidades de aprendizagem: contribuições da aprendizagem dialógica para a área de didática. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4513.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

MARIGO, A. F. C. Tertúlias dialógicas na mediação didática com o conhecimento. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_1310.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

REZENDE, M. A. R. A Mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_2672_texto.pdf . Acesso em: 15 set. 2021.

SEVERO, J. L. R. L. Didática e educação não escolar: um ensaio sobre pistas conceituais e itinerários emergentes. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_21_5. Acesso em: 15 abr. 2021.

SILVA, E. F. A didática nas perspectivas de licenciandos: da fórmula mágica à mediação entre teoria- prática. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_86.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

SILVA, F. O.; RIBEIRO, M. L. Didática e inovação: aprendizagens colaborativas no cotidiano da docência universitária. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_48_9. Acesso em: 15 ago. 2021.

SILVA, M. A.; ALMEIDA, L. A. A. Profissionalidades reveladas no movimento discursivo das contribuições da didática na Formação de pedagogos (as). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_831.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

Publicado

2022-04-29

Cómo citar

ARRAZ, F. M.; VIEIRA, J. C.; PEREIRA, K. B.; PINHEIRO, N. N. Didática à luz de Paulo Freire em reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 172–191, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63213. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63213. Acesso em: 23 jul. 2024.