Educação popular e experiências educativas em Agroecologia

Autores/as

  • Marcio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63075

Palabras clave:

Educação Popular, Agroecologia, Experiências educativas

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar os princípios da educação popular que contribuem e fundamentam a estruturação de processos de formação em agroecologia. Situamos historicamente as experiências e as concepções de educação popular, de forma a compreender sua relação com o desenvolvimento das experiências educativas que passaram a compor essa concepção educacional. Partimos da experiência histórica do Movimento Agroecológico no desenvolvimento de processos formativos junto a trabalhadores/as do campo na Zona da Mata de Minas Gerais. Utilizamos como procedimentos de pesquisa a análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os princípios e práticas da educação popular se manifestam e fundamentam a organização pedagógica do Movimento Agroecológico da seguinte forma: a) elaboração de métodos e técnicas de estudos e de socialização; b) criação de ambientes favoráveis à experimentação e sistematização conjunta de tecnologias alternativas desenvolvidas entre técnicos/as, agricultores/as e pesquisadores/as; c) elaboração de recursos pedagógicos e metodologias participativas voltadas para a extensão rural; d) diálogo de saberes, ou seja, pela interação entre diferentes formas de conhecimento; e) princípio educativo do trabalho camponês; e f) postura pedagógica crítica e democrática na condução dos processos educativos.

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Biografía del autor/a

Marcio Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil, com período sanduíche na Universidad de Córdoba, Espanha; professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV) e do Programa de Extensão Universitária Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFV). 

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Publicado

2022-04-29

Cómo citar

SILVA, M. G. da. Educação popular e experiências educativas em Agroecologia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 265–285, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63075. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63075. Acesso em: 2 nov. 2024.