Inclusão digital de pessoas em sofrimento psíquico

uma reflexão freiriana sobre a mediação no projeto “Eu quero entrar na Rede”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62354

Palabras clave:

Educação popular, Saúde mental, Atenção Psicossocial, Inclusão digital, Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumen

A educação popular foi construída como movimento de crítica e resistência, a partir de uma perspectiva contra hegemônica. Na segunda metade do século 20, o mundo viveu a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que se difundiram através da internet. Este artigo apresenta a experiência de educação popular e inclusão digital do projeto Eu quero entrar na Rede, desenvolvido por dez moradores de comunidades de baixa renda que vivem em sofrimento psíquico. A partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire, foi analisada a atuação da mediadora nos processos pedagógicos desenvolvidos. No campo das relações sociais, os métodos e pressupostos teóricos adotados, inspirados na “Translação do Conhecimento”, mostraram-se eficientes para a promoção de protagonismo dos participantes e para a diminuição de sua invisibilidade. O projeto resultou na evolução das competências e habilidades dos educandos no manuseio das TIC, culminando na criação do blog Libertando a Mente. A experiência revela que a mediação baseada na práxis educacional na perspectiva freiriana foi realizada por meio da troca de conhecimentos e da valorização dos diferentes saberes envolvidos. Conclui-se que os métodos utilizados incentivaram os processos de democratização da informação e promoveram o protagonismo dos usuários em consonância com as diretrizes propostas pela Reforma Psiquiátrica Brasileira.

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Biografía del autor/a

Bruna Vanessa Dantas Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Informação e Comunicação em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

André de Faria Pereira Neto, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Sociologia da Saúde pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos; professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS/CSEGSF). 

Ana Paula Freitas Guljor, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; professora na mesma instituição; coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP).

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

RIBEIRO, B. V. D.; PEREIRA NETO, A. de F. .; GULJOR, A. P. F. Inclusão digital de pessoas em sofrimento psíquico: uma reflexão freiriana sobre a mediação no projeto “Eu quero entrar na Rede”. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 170–191, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62354. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62354. Acesso em: 2 nov. 2024.