Os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da EJA

“a leitura de mundo precede a leitura da palavra”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62198

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Saberes e dizeres matemáticos, Cotidiano

Resumen

Este artigo discute os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trazendo à tona a importância de sua leitura de mundo. Tomamos como metodologia uma abordagem qualitativa de base interpretativa. O enfoque deste trabalho é discutir sobre a educação popular na modalidade da EJA sob a perspectiva freiriana e analisar o que os alunos da EJA sabem e dizem sobre a Matemática, considerando a prática de leitura de mundo realizada por eles em seu cotidiano, objetivando estabelecer a relação entre o contexto no qual os sujeitos que fazem parte da pesquisa estão inseridos. Fundamentamos com os autores: Freire (1988, 1987), D’Ambrósio (2008), Arroyo (2017), dentre outros. A partir das investigações foi possível perceber que os estudantes da EJA vivenciam, diariamente, um percurso de deslocamentos entre trabalho e escola. Desenvolvem habilidades matemáticas em seu cotidiano e praticam leituras de mundo que podem encontrar sentido e valor para os estudantes quando articuladas com a Matemática escolar. Portanto, são praticantes das operações matemáticas na vida, “da leitura de mundo”, e desejam se apropriar dos saberes matemáticos da escola para agregar aos seus, os quais, sobretudo, são utilitários e precisam ser valorizados no currículo escolar.

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Biografía del autor/a

Leila Carla dos Santos Quaresma, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática(GPTPEM/UFAL).

Reinaldo Batista dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Alagoas, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE/UFAL). 

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

QUARESMA, L. C. dos S. .; SANTOS, R. B. dos . Os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da EJA: “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 349–365, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62198. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62198. Acesso em: 2 nov. 2024.