Contribuições do legado de Paulo Freire para a formação do educador

revisitando algumas obras do autor pernambucano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62039

Palabras clave:

Paulo Freire, Formação do educador, Transformação social

Resumen

A despeito das duras críticas sofridas por Paulo Freire nos últimos anos, orquestradas pelo (des)governo vigente no Brasil, indubitável é o fato de que suas obras foram e são estudadas até os dias atuais, contribuindo significativamente para a formação de educadores e educadoras nacionais e internacionais. Incontestáveis também são os contributos subtraídos por intermédio das leituras dos escritos deste mundialmente reconhecido pernambucano e que em 2021 completaria 100 anos, se vivo fosse. Partindo dessas premissas, o presente artigo tem como objetivo primaz evidenciar as contribuições do legado de Paulo Freire para a formação de educadores e educadoras, a partir das obras Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, podendo, assim, reverberar no processo de construção da emancipação humana. Para tanto, o estudo dispôs-se a realizar uma análise teórico-bibliográfica dos referidos livros, subsidiada pelas contribuições de Freire (2010), Marini (2018), Pavan (2011) dentre outros autores, referentes à temática da formação docente e à obra freiriana. Infere-se com essa investigação que a perspectiva freiriana traz, em seu bojo, significativas contribuições para os diferentes sujeitos educacionais, a partir do momento em que estes tomam consciência de seus papéis na transformação de uma sociedade de classes antagônicas, fundada na exploração do homem pelo homem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor efetivo da rede municipal de educação de Russas, Ceará, Brasil.

Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor efetivo da Rede Municipal de Caucaia, Ceará; membro do Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão (UFC) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

Citas

ALVES, A. J. L. A determinação onto-societária do educar ou para uma crítica da vontade educativa. Verinotio, Rio das Ostras, ano 1, n. 1, p. 1-12, out. 2004. Disponível em: http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42. Acesso em: 15 jul. 2021.

FREIRE, P. S. Pedagogia da práxis: o conceito do humano e da educação no pensamento de Freire. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.

GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 2001.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

MARINI, L. M. Um olhar sobre o sujeito em Paulo Freire: concepção e análise das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MOTA, P. F. As contribuições de Paulo Freire para a educação social. E-Moisaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, 2018. Doi: 10.12957/e-mosaicos.2018.30615. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/30615. Acesso em: 16 jul. 2021.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PAVAN, R. A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de educação popular da ANPED. Série-Estudos, Campo Grande, n. 31, p. 245-260, jan.-jun. 2011. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/148. Acesso em: 15 jul. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SAUL, A. M.; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016. Doi: 10.1590/0104-4060.46865. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/TwJbgsR75ttGMwYnjJ4mc9B/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

SOUSA, A. C. de; SOLON, T. F. .; MORAES, B. M. de. Contribuições do legado de Paulo Freire para a formação do educador: revisitando algumas obras do autor pernambucano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 97–113, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62039. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62039. Acesso em: 23 nov. 2024.