Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62016

Palabras clave:

Práxis, Coordenador pedagógico, Transformação

Resumen

O presente artigo tenciona refletir sobre o conceito de práxis, analisando como o coordenador pedagógico pode transformar sua prática em práxis, e está fundamentado na perspectiva do educador Paulo Freire em correlação com os estudos e reflexões de Marx e Vázquez, dentre outros. A metodologia é de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico. Os resultados apontam que a práxis não se resume à prática e não se limita a uma teoria vazia, consiste, pelo contrário, na união indissolúvel e dialética da teoria e da prática voltada para a transformação, pois a práxis do coordenador no ambiente escolar vai muito além do pedagógico, envolve também questões sociais e políticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Amorim Bispo dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP/UEFS); professora/coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora plena da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores (NUFOP/UEFS).

Citas

BENINCÁ, E. Práxis e investigação pedagógica. In: MÜHL, E. H.; SARTORI, J.; ESQUINSANI, V. A. (org.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo, RS: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 45-67.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CARVALHO, S. M. G.; PIO, P. M. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. RBEP, Brasília, v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017. Doi: 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/zpsDMKRZvTM3BwNSZLb8Cqp/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2021.

FRANCO, M. A. S. A práxis pedagógica como instrumento de transformação da prática docente. 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/praxis-pedagogica-como-instrumento-de-transformacao-da-pratica-docente. Acesso em: 15 jan. 2021.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GUTIÉRREZ, F. Educação como práxis política. São Paulo: Summus, 1988.

MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MENDONÇA, N. A. de. Pedagogia da humanização: a pedagogia humanista de Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2008.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p. 17-26.

POLI, S. M. A. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

RIBAS, J. F. M.; FERREIRA, L. S. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 125-143, jan./mar. 2014. Doi: 10.22456/1982-8918.40235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/40235. Acesso em: 15 ago. 2021.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas, 2004. Tese (Doutorado em Educação) –

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SOBREIRA, M. F. C. Práxis e construção do conhecimento nos estudos sobre pedagogia da alternância. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2013.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 1993.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

VÁZQUEZ, S. A. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

SANTOS, P. A. B. dos .; SANTOS, S. M. M. Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 114–131, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62016. Acesso em: 23 nov. 2024.