Enfer(i)magem
espaço potente para o exercício da transdisciplinaridade no cuidado em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55413Palabras clave:
Filmes cinematográficos, Produção de cuidado, Educação em saúde, Transdisciplinaridade, EnfermagemResumen
Objetiva-se relatar a experiência vivenciada em um projeto de extensão: Enfer(i)magem: o cinema como recurso para a produção de cuidado e saúde. O projeto objetiva utilizar o cinema como estratégia pedagógica transdisciplinar. Consiste em sessões de cinema e debate de filmes. O público envolvido são alunos de graduação, estudantes secundaristas e comunidade em geral. Os extensionistas escolhem as temáticas a serem debatidas e consequentemente uma obra cinematográfica que possibilite a problematização. É selecionado um facilitador para guiar as discussões. As sessões de cinema ocorrem mensalmente, no auditório do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros. Ao final das sessões, os participantes respondem um instrumento de avaliação da ação de extensão. O Enfer(i)magem possibilita refletir sobre o processo de formação em saúde, (re)ligando saberes fragmentados pelo ensino tradicional, produzindo ciência, construindo um conhecimento transdisciplinar, produzindo cuidado e saúde, estando alinhado aos desafios do mundo globalizado e complexo. Pesquisas sobre relatos de experiências precisam ser mais divulgadas de forma a servir como exemplo para as demais realidades locais e globais.
Descargas
Citas
BIG Fish. Direção: Tim Burton. Produção de Bruce Cohen, Dan Jinks e Richard D. Zanuck. Estados Unidos da América (EUA): Columbia Pictures, 2004. 1 DVD.
COSTA, A. G. M. et al. A dança como meio de conhecimento do corpo para promoção da saúde dos adolescentes. J Bras Doenças Sex Transm., Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 43-46, 2004. Disponível em: http://www.dst.uff.br/revista16-3-2004/5.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
DALLAS Buyers Club. Direção: Jean-Marc Vallée. Produção de Robbie Brenner, Rachel Winter. Estados Unidos da América (EUA): Focus Features, 2013. 1 DVD.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS - FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.
GUIMARÃES, J. S.; LIMA, I. M. S. O. Educação para a saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de risco. Saude Soc, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 895-908, 2012. Doi: 10.1590/S0104-12902012000400009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n4/v21n4a09.pdf. Acesso em: 20 maio 2020
INSIDE Out. Direção: Pete Docter. Produção de Jonas Rivera. Estados Unidos da América (EUA): Walt Disney Studios Motion Pictures, 2015. 1 DVD.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pau dos Ferros. 2020. Acesso em: 6 abr. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/pau-dos-ferros/panorama
LOPES, M. S. V. et al. O cinema como estratégia no ensino de enfermagem. RSC, Salvador, v. 6, n. 3, p. 106-116, 2017.
MAGALDI, F. S. Imagens do inconsciente: pessoa e visualidade no projeto médico-científico de Nise da Silveira. REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 5., Porto Alegre, 2015. Anais [...]. Porto Alegre, 2015, p. 1-16,
MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (org.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71-112.
MERHY, E. E. Saúde a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.
MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
NICOLAU, A. R. S. et al. O cinema como recurso pedagógico na disciplina de enfermagem psiquiátrica. R Enferm Cent O Min, Divinópolis, v. 4, n. 1, p. 983-992, 2014. Doi: 10.19175/recom.v0i0.553. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/553. Acesso em: 20 maio 2020.
NISE: o coração da loucura. Direção de Roberto Berliner. Produção de Rodrigo Letier, Lorena Bondarovsky. Brasil: Imagem filmes, 2016. 1 DVD
RAMOS, C. Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade: uma prática pedagógica continuada. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 26, n. 26, p. 103-122, 2014. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4717. Acesso em: 20 maio 2020.
RIOS, I. C.; SIRINO, C. B. A humanização no ensino de graduação em medicina: o olhar dos estudantes. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 39, n. 3, p. 401-409, 2015. Doi: 10.1590/1981-52712015v39n3e00092015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/gTydDcCgK9NHfWJVDR4R6Fc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2020.
SÁ, E. C.; TORRES, R. A. T. Cinema como recurso de educação em promoção da saúde. Rev Med, São Paulo, v. 92, n. 2, p. 104-108, abr./jun., 2013. Doi: 10.11606/issn.1679-9836.v92i2p104-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/79580. Acesso em: 9 jun. 2020.
SARTORI, L. Arte e inovação: reflexões a partir do filme Nise, o coração da loucura. Cienc. Cult., São Paulo, v. 70, n. 2, p. 56-59, 2018. Doi: 10.21800/2317-66602018000200014. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000200014. Acesso em: 9 jun. 2020.
SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, 2012. Doi: 10.1590/S0080-62342012000100028. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/KfMTxTNdQt7fjTZznwWFCcv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2020.
VASCONCELOS, M. I. O. et al. Análise de projetos PET-Saúde com enfoque na saúde do adolescente. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v. 20, n. 1, p. 32-40, 2018. Doi: 10.21722/rbps.v20i1.20606. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/20606/13851. Acesso em: 20 maio 2020.
WATERKEMPER, R.; PRADO, M. L. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Avances en enfermeria, Bogotá, v. 29, n. 2, p. 234-246, 2011. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/35793. Acesso em: 20 maio 2020.
XAVIER, L. N. et al. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 13, n. 1, p. 76-83, 2014. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/436. Acesso em: 20 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.