Formação permanente de professores a partir da trama conceitual freireana

Autores/as

  • Helga Porto Miranda Universidade do Estado da Bahia
  • Lormina Barreto Neta Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54682

Palabras clave:

Formação permanente, Leitura de mundo, Trama conceitual freireana

Resumen

O presente texto visa apresentar reflexões a partir da trama conceitual freireana que foi construída a partir das ponderações realizadas na Cátedra Paulo Freire, na Pontifícia Católica de São Paulo, da qual elegemos para essa análise a categoria: Formação Permanente de professores, a partir da leitura e reflexão da obra de Paulo Freire: Política e Educação: Ensaios (2001), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1989), Professora sim; tia, não: Cartas a quem ousa ensinar (2017), Medo e ousadia: cotidiano do professor (1986) e O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social (2011). Essa reflexão contribuiu para pensar a formação dos professores considerando a possibilidade de desenvolver a conscientização, criticidade e humanização do profissional, assim como orienta o currículo, as práticas pedagógicas e os processos de ensino e aprendizagem. Para alcançarmos esse objetivo, é necessário haver diálogo, participação e autonomia dos professores.

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Biografía del autor/a

Helga Porto Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil; professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina, Brasil.

Lormina Barreto Neta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Cat´ólica de Campinas, São Paulo, Brasil; professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia, Campus Irecê, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-05-30

Cómo citar

MIRANDA, H. P.; BARRETO NETA, L. Formação permanente de professores a partir da trama conceitual freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 272–287, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54682. Acesso em: 28 nov. 2024.