As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54250

Palabras clave:

Extensão Universitária, Instrumento de Pesquisa, Avaliação da extensão, Revisão sistemática

Resumen

As informações da extensão universitária no mundo estão registradas desde o começo do século XIX na Inglaterra. No Brasil, a extensão universitária ganha maior destaque a partir da segunda metade dos anos 1960. Ao longo desse tempo, a educação universitária percebeu a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fundamentada no conhecimento de concepções, fundamentos, bases conceituais, possíveis impactos e mudanças resultantes das ações extensionistas. Este estudo de revisão sistemática pretendeu analisar produções da literatura nacional e internacional, referentes às práticas extensionistas nas universidades públicas e privadas, contemplando artigos e dissertações no período compreendido entre 2012 a 2019. Como aporte, foram feitas buscas nas bases de dados na SciELO, Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, priorizando estudos com aplicação de instrumentos para as análises. Foram selecionados 28 publicações, permanecendo oito  artigos e duas  dissertações. Os resultados apontam a extensão como  impactante na interação universidade/comunidade, contribuindo para uma educação libertadora e transformando o contexto social. Assim, as avaliações institucionais dessas ações demandam um olhar mais aprofundado acerca da percepção desses envolvidos com relação à extensão. Nessa perspectiva, o acompanhamento torna-se um meio de suma importância para se alcançar os objetivos propostos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leopoldina Francimar Amorim Coelho Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestra em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; assistente em administração na Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Brasil. 

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil. 

Citas

BARBOSA, V. C. Extensão universitária: proposição e validação de um

instrumento de avaliação da percepção dos discentes. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Empresariais, Universidade FUMEC. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pdma/article/viewFile/4466/2279. Acesso em: 6 set. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 02 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Perfil da extensão universitária no Brasil: relatório da comissão nacional de extensão. Brasília: Ministério da Educação, 1995.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 2 jul 2018.

CARDOSO, E. M. S., SAPALO, A. T., SANTOS, J. R. C. A extensão na Universidade Katyavala Bwila como espaço de ampliação do processo de ensino-aprendizagem: experiências no período 2015-2018. Revista Angolana de Extensão Universitária, Bengo, v. 1, n. 2, p. 2-12, 2019. Disponível em: http://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/102. Acesso em: 10 ago. 2019.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

FERREIRA JÚNIOR, G. J. Extensão universitária e Pibex: um estudo sobre os projetos de extensão e a percepção dos discentes bolsistas da UFT. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 jan. 2020.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 17 jan. 2020.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, R. C. S. B.; FREITAS, H.; VIEIRA, D. D. As relações entre a Univasf e a agricultura familiar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 38-55, set./dez. 2019. Doi: 10.14393/REP-v18n32019-49424. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/issue/view/1921. Acesso em: 12 mar. 2020.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em:

https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 17 jan. 2020.

GONZATTI, S. E. M. et al. Olhares sobre a extensão universitária: percepções dos bolsistas do projeto redes interdisciplinares. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 10, n. 4, dez. 2018. Doi: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2051. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2051. Acesso em: 10 ago. 2020.

NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de extensão universitária brasileira, Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

OLIVEIRA, F. L. B.; ALMEIDA-JÚNIOR, J. J.; SILVA, M. L. P. S. Percepção dos acadêmicos em relação às dificuldades no desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Rev. Ciênc. Ext. São Paulo, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1234. Acesso em: 10 ago. 2019.

PEREIRA, E. M. A. A importância da Reforma de Córdoba para o contexto acadêmico latino-americano. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, 2019. Doi: 10.20396/riesup.v5i0.8653900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653900. Acesso em: 10 jul. 2019.

SANTOS, A. B. et al. Extensão universitária: a visão de acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em Extensão, v. 12, n. 2, p. 9-22, 2013. Doi: 10.14393/REE-v12n22013_art01. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22609. Acesso em: 10 ago. 2019.

SANTOS, B. S. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo, Cortez, 2004.

SANTOS, H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 7, n 1, p. 23-28, 2016. Doi: 10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 10 ago. 2019

SILVA, D. B. M.; BARBOSA, V. C. Avaliação e indicadores da extensão na UFMG. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA, 12., 2013. Disponível em: https://www2.ufmg.br/proex/Noticias/Destaques/XII-Congresso-Extensao-Universitaria. Acesso em: 10 ago. 2019.

SILVA, R. R.; TEIXEIRA, M. R. S.; RODRIGUES, F. T. R. L. Uma análise da gestão de projetos de extensão de uma instituição federal de ensino. Revista Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 150-171, dez. 2016. Doi: 10.7769/gesec.v7i3.502. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/502. Acesso em: 10 set. 2019.

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

DINIZ, L. F. A. C. .; SOUSA, G. M. C. de .; SOUZA, D. M. O. R. de. As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 140–159, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54250. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54250. Acesso em: 22 jul. 2024.