A educação fiscal e a cidadania

um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

  • Daniela Maciel Peçanha Santana Barbosa Faculdade Vale do Cricaré
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Faculdade Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53481

Palabras clave:

Educação Fiscal, Formação Cidadã, Ensino Fundamental, Oficina Pedagógica, Vendinha Capixaba

Resumen

Este estudo trata-se de um Delineamento Sequencial Exploratório, visando contribuir com a formação cidadã dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, no âmbito da Educação Fiscal. Utilizou-se de dados quantitativos, obtidos por meio do método estatístico, para auxiliar na interpretação dos resultados qualitativos, anteriormente verificados com a pesquisa bibliográfica e com os questionários. Como sujeitos, 94 alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso, São Mateus-ES, e como foco a Oficina Pedagógica “Vendinha Capixaba”, integrante do Programa Estadual de Educação Tributária do Espírito Santo, a qual revelou ter impactos positivos no conhecimento desses alunos. Diante do método indutivo, infere-se que o conhecimento dos alunos que cursam os anos finais do ensino fundamental sobre as questões fiscais é, no geral, modesto, e que esses alunos, ao participarem da oficina pedagógica, estão aptos a adquirir bastante conhecimento sobre o assunto, sendo importante a concentração de esforços para que o tema seja trabalhado com os alunos dessa etapa do ensino, notadamente por meio da metodologia ativa.

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Biografía del autor/a

Daniela Maciel Peçanha Santana Barbosa, Faculdade Vale do Cricaré

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré, Espírito Santo, Brasil.

Marcus Antonius da Costa Nunes, Faculdade Vale do Cricaré

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor titular da Faculdade Vale do Cricaré, Espírito Santo, Brasil. 

Citas

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

BARBOSA, D. M. P. S.; NUNES, M. A. da C. . A educação fiscal e a cidadania: um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 77–98, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53481. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53481. Acesso em: 26 sep. 2024.