A educação fiscal e a cidadania
um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53481Palabras clave:
Educação Fiscal, Formação Cidadã, Ensino Fundamental, Oficina Pedagógica, Vendinha CapixabaResumen
Este estudo trata-se de um Delineamento Sequencial Exploratório, visando contribuir com a formação cidadã dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, no âmbito da Educação Fiscal. Utilizou-se de dados quantitativos, obtidos por meio do método estatístico, para auxiliar na interpretação dos resultados qualitativos, anteriormente verificados com a pesquisa bibliográfica e com os questionários. Como sujeitos, 94 alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso, São Mateus-ES, e como foco a Oficina Pedagógica “Vendinha Capixaba”, integrante do Programa Estadual de Educação Tributária do Espírito Santo, a qual revelou ter impactos positivos no conhecimento desses alunos. Diante do método indutivo, infere-se que o conhecimento dos alunos que cursam os anos finais do ensino fundamental sobre as questões fiscais é, no geral, modesto, e que esses alunos, ao participarem da oficina pedagógica, estão aptos a adquirir bastante conhecimento sobre o assunto, sendo importante a concentração de esforços para que o tema seja trabalhado com os alunos dessa etapa do ensino, notadamente por meio da metodologia ativa.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. Apresentação. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 9-13.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. In: VadeMecum Saraiva. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 5-77.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 6 set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. E-book. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Financeira: documento base. 2. ed. Brasília, DF: ESAF, 2015. E-book. Disponível em: https://receita.fazenda.rs.gov.br/download/20170704155154diretrizes_nacionais_da_educacao_fiscal.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.
COSTA, R. H. Curso de direito tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. 9. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JESUS, I. B.; JESUS, F. B.; JESUS, R. B. Manual de direito e processo tributário. Prefácio de Elizabeth Nazar Carrazza. 4 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
MACHADO, N. J. Educação: cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2016.
MAIA, D. B. M. S. Tributação indireta e cidadania fiscal: uma análise dos mecanismos de conscientização para mitigação da anestesia fiscal. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
MARINHO, G. Educar em direitos humanos e formar para cidadania no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
SÃO MATEUS (ES). Portal da Prefeitura de São Mateus. Notícias: PMSM promove encontro com os profissionais do PREFES. 2019. Disponível em: https://www.saomateus.es.gov.br/noticia/pmsm-promove-encontro-com-os-profissionais-do-prefes. Acesso em: 30 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.