Quem são os educandos do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná?

Autores/as

  • Éliton Paulo Novais Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danielle Henrique Corrêa de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Luciana Henrique da Silva Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste http://orcid.org/0000-0003-4036-6755

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53404

Palabras clave:

Educandos, Educação do Campo, UFFS, Laranjeiras do Sul

Resumen

O presente estudo apresenta como proposta central caracterizar o perfil dos acadêmicos que ingressam à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, no curso Interdisciplinar em Educação no Campo. Partindo das especificidades da criação dessa Instituição e visto que se trata de um curso voltado à educação do campo e sua importância em estar instalado nesse campus, localizado dentro do Território Cantuquiriguaçu, que tem como característica a forte presença da agricultura familiar e camponesa. Curso este cujo objetivo principal é formar profissionais capacitados para atuarem nas escolas do campo. Para traçar esse perfil utilizou-se como base uma pesquisa de campo, que teve como local de aplicação a UFFS, Campus Laranjeiras do Sul. Nessa pesquisa foram aplicados 47 questionários aos educandos matriculados nas quatro primeiras fases do curso, buscando conhecer o perfil socioeconômico e acadêmico. A partir disso, verificam-se dois aspectos relevantes: por um lado a instituição vem cumprindo o seu papel em atender as reivindicações populares, priorizando o processo de expansão da educação superior pública e gratuita a uma região e população historicamente esquecida, e, por outro, um problema enfrentado pelo curso: a evasão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Éliton Paulo Novais, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil; técnico em educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

Danielle Henrique Corrêa de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Luciana Henrique da Silva, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo; professora titular da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Rodrigo dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em História pela  Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil.

Citas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 391, de 10 de maio de 2016. Estabelece orientações e diretrizes aos órgãos normativos dos sistemas de ensino para o processo de fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. 2016. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/portaria_391_10052016.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: SECAD, 2007.

BRASIL. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura. Chapecó, 2010. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/cclecls/2015-0001. Acesso em: 12 ago 2019.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde [online], Rio de Janeiro, 2009, v. 7, n. 1, p. 35-64. Doi: 10.1590/S1981-77462009000100003.

CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. dos. (org.). Educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. (Série Por Uma Educação do Campo, n. 7).

CONDETEC – Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu. Cantuquiriguaçu Território Paraná: estratégia para o desenvolvimento II. Laranjeiras do Sul: CONDETEC, 2009.

MACHADO, C. Educação do campo: fundamentos, práticas, políticas e tendências. Curitiba: Fael, 2012.

MENDES, M. M. Especificidades da educação e da escola do campo: documentos oficiais e produção bibliográfica em análise (1996-2016). 2017. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

MUNARIM, A. et al. Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2011.

OLIVEIRA, D. H. C. Dificuldades encontradas ao cursar educação do/no campo na Universidade Federal da Fronteira Sul. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFFS, 1.; FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 9., SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESCOLA DA TERRA, 3., 2017, Laranjeiras do Sul. Anais [...]. Laranjeiras do Sul: UFFS, 2017.

PARANÁ. Parecer CEE/CEB nº 1011/10. Consulta sobre as Normas e princípios para a implementação da Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, bem como do processo de definição da identidade das escolas do Campo. 2010. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/pareceres/parecer10112010.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

PARANÁ. Secretaria Estadual da Educação e do Esporte. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba: SEED, 2006.

RADIN, J. C.; VALENTINI, D. J.; ZARTH, P. A. (org.). História da Fronteira Sul. Porto Alegre: Letra&Vida: Chapecó: UFFS, 2015.

SOUZA, F. E. de; FERNANDES, B. M. O papel da geografia escolar para o fortalecimento do campesinato no município da Cidade de Goiás. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., 2009, Montevidéu, Uruguai. Anais [...] Montevidéu, 2009.

VIEIRA, J. G. S. Metodologia da pesquisa cientifica na prática. Curitiba: Fael, 2011.

Publicado

2020-11-23

Cómo citar

NOVAIS, Éliton P.; OLIVEIRA, D. H. C. de .; SILVA, L. H. da .; SANTOS, R. dos . Quem são os educandos do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 144–157, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53404. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53404. Acesso em: 25 nov. 2024.