Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado
potencialidades e limitações no projeto PEPCiências na visão dos monitores
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53236Palabras clave:
Popularização das ciências, Educação popular em ciências, Ensino de ciências, VoluntariadoResumen
Algumas práticas no Ensino de Ciências têm se colocado como obsoletas, dada a variedade de informações disseminadas hoje com as redes sociais. Por isso, formas de ensinar centradas nos debates e na troca de saberes podem ser um caminho viável para a construção participativa do conhecimento científico nos espaços de escolarização. Nesse contexto, surge o Projeto de Educação Popular em Ciências (PEPCiências), com o intuito de convidar diferentes cientistas e profissionais para conversar sobre temas variados, com a perspectiva da popularização das Ciências a partir do reconhecimento e valorização de outros saberes sociais. Neste relato, as impressões dos monitores desse projeto de extensão são analisadas e discutidas à luz da Educação Popular e do voluntariado dos oficineiros convidados, com vistas aos limites e potencialidades dessa ação para outras escolas.
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