Parque na escola

uso(s) de materiais alternativos e ações coletivas para a educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51638

Palabras clave:

Extensão universitária, Educação Infantil, Parque de pneus

Resumen

Este trabalho almeja relatar ações de um projeto de extensão desenvolvido em uma escola pública de educação infantil no município de Diamantina, Minas Gerais. Tendo em vista a importância do brincar no espaço formal de educação, o presente trabalho enquadra-se como um relato de experiência sobre a construção de um parque de pneus em espaços subutilizados de uma escola específica, resultado de um projeto de extensão universitária. Entendemos que ações extensionistas são de suma importância para a sociedade, em especial, para a escola básica. A partir de pneus, madeiras, cordas, entre outros materiais, o parquinho da/na escola emergiu, sendo utilizado no tempo disponível para atividades livres das crianças e em práticas pedagógicas intencionalmente organizadas, como, por exemplo, em práticas pedagógicas vinculadas à manifestação corporal da ginástica. Ainda registramos que o projeto favoreceu ações coletivas e de pertencimento dos membros da comunidade escolar, no qual, a partir do envolvimento e participação dos pais, gestores e crianças, o ambiente escolar tornou-se mais agradável e lúdico, propiciando proposições que estimulam e favorecem o movimento dos escolares.

 

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Biografía del autor/a

Priscila Lopes, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Doutoranda em Educação Física na Universidade de São Paulo, Brasil; professora titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG); coordenadora do Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD).

Juliana Nogueira Pontes Nobre, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Doutoranda em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica (GEPG); integrante e colaboradora do Grupo Ginástica de Diamantina (GGD).

 

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica (GEPG); integrante e subcoordenadora do Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD).

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

LOPES, P.; NOBRE, J. N. P.; NIQUINI, C. M. Parque na escola: uso(s) de materiais alternativos e ações coletivas para a educação infantil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 214–227, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51638. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51638. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência