Multiplicar para combater

a experiência de formação de multiplicadores para a prevenção e combate ao abuso infantojuvenil

Autores/as

  • Amanda da Conceição Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Fátima Cristina Alves de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-50757

Palabras clave:

Abuso de crianças, Maus-tratos infantis, Violência infantil, Educação em saúde, Promoção da saúde

Resumen

Este relato de experiência foi confeccionado a partir da vivência de uma acadêmica no projeto de extensão “Abuso infantojuvenil: multiplicar para combater”, cujo objetivo é relatar a experiência da formação de crianças a adolescentes multiplicadores de ações de prevenção e combate ao abuso infantojuvenil. Como arcabouço teórico foram utilizados os princípios da educação popular em saúde e a educação por pares. O projeto foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O público-alvo foram alunos matriculados na escola do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. Foram realizadas oito sessões, com presença média de quinze jovens em cada uma. Por meioinfantojuvenil da vivência, foi possível perceber que ações de educação popular em saúde e educação por pares são importantes instrumentos de transformação para crianças e adolescentes com grande potencial para prevenir e combater as situações de abuso infantojuvenil. A participação no projeto contribuiu para a ampliação do conhecimento teórico e prático adquirido na graduação em saúde, com uma abordagem multidisciplinar voltada para ações integrais de educação e promoção da saúde.

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Biografía del autor/a

Amanda da Conceição Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Fisioterapia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brasil.

Fátima Cristina Alves de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutoranda em Saúde da Família na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil;  professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brasil.  

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

GONÇALVES, A. da C.; ARAÚJO, F. C. A. de . Multiplicar para combater: a experiência de formação de multiplicadores para a prevenção e combate ao abuso infantojuvenil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 275–289, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-50757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50757. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência