Assistência estudantil e promoção de Direitos Humanos

a formação integral e a permanência estudantil

Autores/as

  • Mariana Coelho da Silveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-50133

Palabras clave:

Permanência, Direitos Humanos, Formação, Educação

Resumen

Este trabalho tem o propósito de apresentar a experiência da implementação de um Edital da Assistência Estudantil de uma Instituição da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica cujo objetivo é estimular ações de promoção de Direitos Humanos, diversidades, de combate às opressões e enfrentamento das discriminações vivenciadas pelos estudantes. Trata-se de um estudo descritivo da experiência desenvolvida, trazendo um exame crítico e qualitativo da importância da formação integral para a permanência dos estudantes. Assim, este ensaio parte dos princípios da Política Nacional de Assistência Estudantil (2010) e dialoga com reflexões de Paulo Freire (1987). Essas reflexões são muito apropriadas ao momento histórico contemporâneo e ao desenvolvimento do trabalho da Assistência Estudantil que vem compreendendo a permanência estudantil também como a promoção e a ampliação dos valores éticos de liberdade, igualdade e democracia evidenciados por meio dos processos educativos fomentados pelo Edital proposto.

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Biografía del autor/a

Mariana Coelho da Silveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil; assistente social e coordenadora de Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Nepomuceno, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-03-13

Cómo citar

SILVEIRA, M. C. da. Assistência estudantil e promoção de Direitos Humanos: a formação integral e a permanência estudantil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 176–192, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-50133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50133. Acesso em: 23 jul. 2024.