Inclusão digital de jovens e adultos e educação popular

fragmentos analíticos de experiências no Círculo de Cultura Digital

Autores/as

  • Vitor Malaggi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rosana Miyashiro Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49586

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Círculo de Cultura Digital, Inclusão digital, Apropriação/objetivação de TIC

Resumen

O artigo analisa o desenvolvimento do Círculo de Cultura Digital, experiência de educação popular com jovens/adultos da classe trabalhadora e que intenciona a promoção da inclusão digital desses sujeitos. O projeto está vinculado ao Programa de Extensão intitulado “Inclusão Digital na Educação Popular de Jovens/Adultos e Formação de Professores”, construído na parceria estabelecida entre educadores da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha. Esta proposta busca (re)pensar os sentidos da inclusão digital para trabalhar por uma apropriação crítico-problematizadora das Tecnologias de Informação e Comunicação. A metodologia do Círculo de Cultura Digital está ancorada nos fundamentos da Educação Popular Freiriana, constituindo-se como espaço-tempo formativo, de cunho presencial-virtual, em que a socialização de experiências e construção coletiva de conhecimentos ocorre pela autoria e colaboração na cultura digital. Resultados indicam que a formação desenvolvida no Círculo pode constituir experiência de apropriação/objetivação crítica e criativa das TIC por jovens/adultos da classe trabalhadora. Em síntese, identifica-se um potencial formativo para avançar além das perspectivas instrumentais de inclusão digital, que primam pelo aprendizado neutro e a-histórico das dimensões operacionais destas tecnologias, utilizadas majoritariamente a partir de objetivos fetichizados e individualistas.

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Biografía del autor/a

Vitor Malaggi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; professor efetivo do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Rosana Miyashiro, Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; coordenadora geral da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, Santa Catarina, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-03-13

Cómo citar

MALAGGI, V.; MIYASHIRO, R. Inclusão digital de jovens e adultos e educação popular: fragmentos analíticos de experiências no Círculo de Cultura Digital. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 193–218, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49586. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49586. Acesso em: 23 jul. 2024.