A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas
uma proposta metodológica e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v0n00-49022Palabras clave:
Indicadores, Políticas culturais, Gestão cultural, Universidade, DiversidadeResumen
Este artigo apresenta a metodologia utilizada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) na produção de indicadores sobre hábitos e consumos culturais de estudantes de graduação. O objetivo é debater potencialidades e limitações de métodos quantitativos para estabelecer políticas culturais em instituições de ensino superior, sobretudo em universidades públicas, onde a diversidade e a pluralidade são princípios basilares. Para fundamentar a discussão, o texto apresenta uma breve análise empírica a partir de uma amostra de 790 estudantes de graduação de três unidades acadêmicas da UFCA. Os resultados ajudam a demonstrar a importância dos indicadores na promoção de políticas para a área da cultura, mas também destacam a necessidade de associar métodos qualitativos ao percurso metodológico para superar as lacunas deixadas por instrumentais exclusivamente estatísticos.
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