Narrativas do passado e o poder da comunicação
um relato de experiência sobre a produção de podcasts e a formação do professor de História
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48861Palabras clave:
Ensino de História, Formação de professores, Tecnologia da Informação e da Comunicação, PodcastResumen
Este trabalho relata a experiência da produção de podcasts por um professor e alunos do curso de licenciatura em História que fazem parte do Stadium: Grupo de Estudos em História do Esporte e das Práticas Lúdicas. O objetivo é proporcionar aos futuros docentes a possibilidade de criação e divulgação de conteúdo usando de tecnologia da informação e da comunicação sobre as pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo ou por outros pesquisadores da mesma área. Pretende-se auxiliar no processo de construção de narrativas do passado ancoradas em procedimentos metodológicos e análise crítica de fontes em conteúdo com linguagem simplificada e divulgada de modo simples, barato e acessível. A plataforma escolhida foi o podcast, gravado e editado pelo Núcleo de Rádios da Universidade Federal de Santa Maria e alocado em sites que disponibilizam o áudio à internet. Os resultados obtidos foram o aumento do envolvimento dos discentes com as atividades do grupo de estudos, o aumento do número de participantes, o convite do Núcleo de Rádios para entrada na programação regular e a possibilidade de colocar os futuros discentes em contato com a produção de conteúdo advindo de pesquisas históricas em linguagem acessível com o intuito de disponibilizá-lo em plataformas digitais.
Descargas
Citas
BALADELI, A. P.; BARROS, M.; ALTOÉ, A. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar em Revista, Curitiba, v. 28, n. 45, p. 155-165. 2012. Doi: 10.1590/S0104-40602012000300011.
BAUER, C.; NICOLAZZI, F. O historiador e o falsário: usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, n. 60, p. 807-835, 2016. Doi: 10.1590/0104-87752016000300009.
CASTELLS, M. Communication power. Nova Iorque: Oxford University Press, 2009.
FREIRE, E. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, formação e tecnologias, Monte da Caparipa, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013.
JESUS, W. B. de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.
KIDD, W. Utilising podcasts for learning and teaching: a review and ways forward for e-Learning cultures. Management in Education, v. 2, n. 26, p. 52-57, 2012. Doi: 10.1177/0892020612438031.
LAVILLE, C. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Doi: 10.1590/S0102-01881999000200006.
MORIGI, V. et al. O reencantamento do mundo e acesso à informação: as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na construção e reforço da democracia Mídia, cidadania e utopia no Brasil. In: SOUSA, C. M. (org.). Um convite à utopia, v 1. Campina Grande: EDUEPB, 2016. p. 303-339.
PEREIRA, D. C. Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo-RJ, 2016.
RILEY, C. Beyond the crtl+c, crtl+v: teaching and learning history in the digital age. In: WELLER, T. (ed.). History in the Digital Age. Nova York: Routledge, 2013. p. 149-170.
SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, M.; FONSECA, S. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010. Doi: 10.1590/S0102-01882010000200002.
SOUZA, R. Usos e possibilidades do podcast no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
WHITE, H. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 João Manuel Casquinha Malaia Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.