Trans.formando-se

a educação popular na construção de saberes sobre saúde da população trans

Autores/as

  • Arthur Fernandes Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Amélia Carolina Lopes Fernandes niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47100

Palabras clave:

Transexualidade, Círculo de Cultura, Saúde

Resumen

As articulações de pessoas trans se dão por meio de pautas, versando basicamente sobre direitos humanos. Sobre esses direitos, o campo da saúde é um dos que possibilita o acompanhamento desse caminhar. Este artigo trata-se de uma pesquisa-intervenção com objetivo de conhecer sobre a saúde das pessoas trans a partir de uma intervenção em educação com profissionais de saúde residentes. Para isso, foi usada a metodologia freiriana do Círculo de Cultura com os profissionais de saúde. Foram produzidos os seguintes temas: Educação, Respeito às diferenças, Seus ouvidos têm paredes e (Des)Construção. Foi possível perceber a dificuldade de manejo dos residentes em relação às demandas das pessoas trans. Pode-se perceber ainda que a metodologia utilizada conseguiu promover problematizações e um espaço formativo a esses residentes, sinalizando uma transformação no cenário de saúde atual. Assim, nota-se que uma educação democrática pode ser geradora de mudanças, pois afeta, implica e pode gerar empatia. E esta, no que diz respeito ao entendimento do processo saúde-doença de pessoas trans, parece ser fundamental na mudança de realidades.

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Biografía del autor/a

Arthur Fernandes Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Especialista em Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. 

Amélia Carolina Lopes Fernandes, niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil; professora adjunta I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

SAMPAIO, A. F.; SOUZA, K. C. A.; FERNANDES, A. C. L. Trans.formando-se: a educação popular na construção de saberes sobre saúde da população trans . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 229–251, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47100. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47100. Acesso em: 22 nov. 2024.