"Eu ia só pra me distrair"
para que(m) serve um movimento de alfabetização?
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46755Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Idoso, Alfabetização, LetramentoResumen
Este artigo expõe os resultados de um estudo longitudinal sobre a situação de letramento de mulheres idosas que frequentaram um núcleo de alfabetização do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) de Guarulhos, durante períodos que variaram entre 7 e 13 anos. Tal estudo realizou-se em duas etapas por meio da metodologia de autobiografia educativa e de testes de leitura e escrita, tendo como objetivo primário desvelar os avanços e retrocessos no letramento e nas conquistas da oralidade. Com base nesse desvelamento, o objetivo secundário é problematizar a função social e a eficácia do Movimento frequentado pelos sujeitos. A hipótese principal, parcialmente confirmada, era a de que não houve continuidade da escolarização e que a situação de letramento atual seria mais precária do que a verificada na primeira etapa do estudo. Assim, conclui-se que as razões de existência do MOVA-Guarulhos e de permanência das alfabetizandas nele eram ambíguas: por um lado, promoção da alfabetização; por outro, a necessidade de convivência.
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