Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares

uma cartografia da educação escolar dos jogadores das categorias de base do futebol brasileiro

Autores/as

  • Eduarda Moro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45771

Palabras clave:

Jovens-jogadores, Futebol, Educação Escolar, Subjetividade, Categoria de Base

Resumen

Com o objetivo central de compreender, por meio da cartografia, como o processo de subjetivação do jogador de futebol em formação produz sentidos acerca da educação escolar, é que a pesquisa que origina este artigo foi motivada. O que apresentamos neste texto é resultado de cartografia em um clube de futebol brasileiro e entrevistas realizadas com dez jogadores em formação das categorias de base sub-15, sub-17 e sub-20, e treinadores e profissionais do clube pesquisado. Como resultado, constatou-se que a educação escolar para jovens-jogadores advindos de famílias pobres se apresenta a partir de duas possibilidades: a educação escolar clubística ou a educação para jovens e adultos. São estes jovens os mais prejudicados quando o sonho futebolístico não se materializa, visto que desde cedo optam pelo futebol enquanto profissão e abdicam de uma educação escolar potente. Observou-se, ainda, que existem casos, mesmo sendo poucos, de jogadores-universitários, os quais percebem o ambiente educacional como uma linha de fuga para romper o padrão hegemônico de formação esportiva oferecida pelas categorias de base do futebol brasileiro.

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Biografía del autor/a

Eduarda Moro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil; professora no Centro Catarinense de Educação Superior, Santa Catarina, Brasil

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Citas

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

MORO, E.; BERTICELLI, I. A. Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares: uma cartografia da educação escolar dos jogadores das categorias de base do futebol brasileiro. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 122–139, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45771. Acesso em: 22 nov. 2024.