Ecoformação nos espaços de convivência

caminhos fenomenológicos para uma educação ambiental coletiva, aprendente e transformadora

Autores/as

  • Maria Aparecida Vianna Lodi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2018-45298

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ecoformação, Fenomenologia, Cultura, Narrativas

Resumen

Esse relato objetiva apresentar parte de uma pesquisa de mestrado em educação realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2013, que problematiza a ecoformação de professoras e alunos de uma escola municipal em espaços de convivência, potencializados com as experiências da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente (IV CNIJMA), com aulas de campo, saídas e visitas monitoradas. Pelo viés do paradigma da complexidade e do princípio da incerteza, redes de saberes e fazeres foram tecidas a partir da ética do cuidado de si capturadas pelos movimentos culturais cotidianos dessa escola. Com inspiração fenomenológica, observação participante, conversações e da pesquisa narrativa, encontramos práticas e experiências interdisciplinares e transdisciplinares que envolveram professoras e alunos em seus contextos formativos. Mesmo assim, muitas dessas práticas educativas realizadas ainda são baseadas no paradigma mecanicista e antropocêntrico, provocando a fragmentação de saberes e fazeres. Entretanto, denominei espaços de convivência as práticas que vão além dos muros da escola e que possibilitam uma intensa transformação cognitiva e cultural. Os caminhos fenomenológicos que adotei com professoras e alunos expressam e compartilham vivências nesses espaços, revelam o cuidado de si, a produção de novos saberes e fazeres que potencializam uma educação ambiental aprendente, coletiva e transformadora.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Vianna Lodi, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2018-10-03

Cómo citar

LODI, M. A. V. Ecoformação nos espaços de convivência : caminhos fenomenológicos para uma educação ambiental coletiva, aprendente e transformadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 193–203, 2018. DOI: 10.14393/REP-2018-45298. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45298. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência