Programa ComCultura

construindo uma gestão pública de cultura na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autores/as

  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-3065-6812
  • Nilva Lúcia Lombardi Sales Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernanda Coutinho Sabino Scoralick Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n02019-45122

Palabras clave:

Gestão de Cultura, Extensão Universitária, Política Cultural

Resumen

A Política Nacional de Extensão Universitária (2012) aponta para a necessidade de priorizar ações voltadas para o desenvolvimento, produção e valorização cultural e artística como importantes para afirmação de identidades nacionais e de suas manifestações regionais. Partindo desta premissa, a presente análise tem o objetivo de apresentar o processo de implementação de uma gestão pública de cultura no Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, a partir da experiência, realizar reflexões de cunho prático-teórico, apontando caminhos para o estreitamento das relações entre arte e cultura populares e os aspectos da formação próprios da atividade fim das instituições de ensino superior no Brasil. A partir de uma investigação qualitativa, construída de um questionário online com questões abertas e fechadas, apresentamos um “mapeamento cultural” realizado em dois momentos, em um intervalo de doze meses, com servidores técnico-administrativos, professores e alunos. Assim, discutimos os dados dessa consulta como base empírica para avaliar os projetos estruturantes e propor desdobramentos das ações culturais extensionistas, visando uma universidade mais aberta à produção, fruição e formação desde um ponto de vista de uma política de cultura que valorize a diversidade e os diálogos interculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) e do Coletivo em Educação Popular (CIMEAC).

Nilva Lúcia Lombardi Sales, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Coutinho Sabino Scoralick, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; produtora cultural no Centro
Cultural (CCult) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Citas

BOGDAN, R. C.; BLIKEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez e colaboradores. Porto: Porto, 1994. 336 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 18 set. 2018.

BOURDIEU, P.; BOLTANSKI,L.; SAINT-MARTIN, M. As estratégias de reconversão: as classes sociais e o sistema de ensino. In: DURAND, J. C. (Org.). Educação e hegemonia de classe. Tradução de Maria Alice Machado de Gouveia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1979. p. 105-176.

FORPROEX – Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proext/legislacao-e-normas-da-extensao. Acesso em: 24 set. 2018.

GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Joscelyne. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 366 p.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. 117 p.

McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997. 239 p.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 128 p.

RUBIM, A. A. C.; BARBALHO, A. (Org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007. 184 p.

SANTOS, J. L. dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. 90 p.

SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 133 p.

UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Política Cultural da UFTM. 2018. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proext/centro-cultural/legislacao. Acesso em: 24 set. 2018.

Publicado

2019-06-03

Cómo citar

KATO, D. S.; SALES, N. L. L. .; SCORALICK, F. C. S. . Programa ComCultura: construindo uma gestão pública de cultura na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 43–58, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n02019-45122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45122. Acesso em: 23 jul. 2024.