Pesquisa participativa com mulheres assentadas
possibilidades a partir da educação popular em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art04Palabras clave:
Mulheres, Relações de Gênero, Cuidado, Educação e Saúde, Metodologia CientíficaResumen
Neste artigo apresentamos algumas reflexões teóricas e metodológicas oriundas de pesquisa participante com mulheres assentadas. Foram realizadas 24 idas a campo, dentre elas, 14 observações participantes, 9 entrevistas e uma roda de conversa. Nos primeiros encontros, conversamos sobre o andamento que daríamos à pesquisa anterior. Decidimos que a forma como planejam, se organizam, agem e se avaliam ao praticarem os cuidados à saúde seria um importante objeto desse estudo porque seus resultados possibilitam melhorar suas ações e também servirão de suporte para que outros grupos possam aprender com suas ações. Acreditamos na importá‚ncia de aprendermos com as formas de ser, de saber e de fazer das mulheres camponesas, cujas práticas de cuidado ဠsaúde contribuem para a superação das desigualdades e desafios que lhes são impostos, para manutenção de sua sobrevivé‚ncia material e simbólica e para uma efetiva promoção da saúde da população do campo. Com esse trabalho, espera-se fortalecer as ações de cuidado ဠsaúde realizadas por essas mulheres a partir de um processo dialógico de construção de pesquisa, que trará mais visibilidade às suas ações nos meios acadé‚micos, políticos e sociais.
Descargas
Citas
AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008. Publicação Eletrônica.
ALVES, Z. M. M. B.; SILVA, M. H. G. F. D. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 2, p. 61-69, fev.-jul. 1992. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1992000200007.
ARAÚJO-OLIVEIRA, S. S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: Edufscar, 2014. p. 47-112.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2008. 225 p.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. 211 p.
DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 104-131.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989. 93 p.
FIGUEIREDO, A. A. F.; QUEIROZ, T. N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10., 2013, Florianópolis. Anais... Disponível em <http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1373241127arquivo_autilizacaoderodasdeconversacomometodologiaquepossibilitaodialogo.pdf> Acesso em: 10 maio 2014.
FIORI, E. M. Conscientização e educação. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.11, n. 1, p. 3-10, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 256 p.
LARROSA-BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan.-abr. 2002. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.
LE BOTERF, G. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 51-82.
MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Acesso em: 13 dez. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/114753>.
MÉLLO, R. P. et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 26-32, 2007.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 269 p.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda – roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
NASCIMENTO, M. A. G.; SILVA, C. N. M. Rodas de conversa e oficinas temáticas: experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais... Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281526063_rodas_de_conversa_e_oficinas_tematicas_
experiencias_metodologicas_de_ensino-aprendizagem_em_geografia>. Acesso em: 18 abr. 2018.
OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: Edufscar, 2014. p. 29-46
OLIVEIRA, M. W.; MORAES, J. V. Práticas populares de saúde e a saúde da mulher. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 412-420, out./dez. 2010.
OLIVEIRA, M. W.; MORAES, J. V; STOTZ, E. N. Perspectivas de diálogo entre organizações governamentais e não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais... Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt06/t0610.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.
OLIVEIRA, R. D.; OLIVEIRA, M. D. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 17-33
QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do indizível ao dizível. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 272-286, 1987.
RIBEIRO JÚNIOR, D. Criação audiovisual na convivência dialógica em um grupo de dança de rua como processo de educação humanizadora. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação e Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
STOTZ, E. N. Dicionário da educação profissional em saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html>. Acesso em: 28 maio 2018.
VÁZQUEZ NAVARRETE, M. L. et al. Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde. Série Publicações Técnicas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, Recife, n. 20, p. 51-94, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Iraí Maria de Campos Teixeira, Maria Waldenez Oliveira, Natália Sevilha Stofel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.