Pesquisa participativa com mulheres assentadas
possibilidades a partir da educação popular em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art04Palabras clave:
Mulheres, Relações de Gênero, Cuidado, Educação e Saúde, Metodologia CientíficaResumen
Neste artigo apresentamos algumas reflexões teóricas e metodológicas oriundas de pesquisa participante com mulheres assentadas. Foram realizadas 24 idas a campo, dentre elas, 14 observações participantes, 9 entrevistas e uma roda de conversa. Nos primeiros encontros, conversamos sobre o andamento que daríamos à pesquisa anterior. Decidimos que a forma como planejam, se organizam, agem e se avaliam ao praticarem os cuidados à saúde seria um importante objeto desse estudo porque seus resultados possibilitam melhorar suas ações e também servirão de suporte para que outros grupos possam aprender com suas ações. Acreditamos na importá‚ncia de aprendermos com as formas de ser, de saber e de fazer das mulheres camponesas, cujas práticas de cuidado ဠsaúde contribuem para a superação das desigualdades e desafios que lhes são impostos, para manutenção de sua sobrevivé‚ncia material e simbólica e para uma efetiva promoção da saúde da população do campo. Com esse trabalho, espera-se fortalecer as ações de cuidado ဠsaúde realizadas por essas mulheres a partir de um processo dialógico de construção de pesquisa, que trará mais visibilidade às suas ações nos meios acadé‚micos, políticos e sociais.
Descargas
Referencias
AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008. Publicação Eletrônica.
ALVES, Z. M. M. B.; SILVA, M. H. G. F. D. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 2, p. 61-69, fev.-jul. 1992. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1992000200007.
ARAÚJO-OLIVEIRA, S. S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: Edufscar, 2014. p. 47-112.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2008. 225 p.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. 211 p.
DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 104-131.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989. 93 p.
FIGUEIREDO, A. A. F.; QUEIROZ, T. N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10., 2013, Florianópolis. Anais... Disponível em <http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1373241127arquivo_autilizacaoderodasdeconversacomometodologiaquepossibilitaodialogo.pdf> Acesso em: 10 maio 2014.
FIORI, E. M. Conscientização e educação. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.11, n. 1, p. 3-10, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 256 p.
LARROSA-BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan.-abr. 2002. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.
LE BOTERF, G. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 51-82.
MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Acesso em: 13 dez. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/114753>.
MÉLLO, R. P. et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 26-32, 2007.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 269 p.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda – roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
NASCIMENTO, M. A. G.; SILVA, C. N. M. Rodas de conversa e oficinas temáticas: experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais... Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281526063_rodas_de_conversa_e_oficinas_tematicas_
experiencias_metodologicas_de_ensino-aprendizagem_em_geografia>. Acesso em: 18 abr. 2018.
OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: Edufscar, 2014. p. 29-46
OLIVEIRA, M. W.; MORAES, J. V. Práticas populares de saúde e a saúde da mulher. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 412-420, out./dez. 2010.
OLIVEIRA, M. W.; MORAES, J. V; STOTZ, E. N. Perspectivas de diálogo entre organizações governamentais e não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais... Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt06/t0610.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.
OLIVEIRA, R. D.; OLIVEIRA, M. D. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 17-33
QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do indizível ao dizível. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 272-286, 1987.
RIBEIRO JÚNIOR, D. Criação audiovisual na convivência dialógica em um grupo de dança de rua como processo de educação humanizadora. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação e Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
STOTZ, E. N. Dicionário da educação profissional em saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html>. Acesso em: 28 maio 2018.
VÁZQUEZ NAVARRETE, M. L. et al. Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde. Série Publicações Técnicas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, Recife, n. 20, p. 51-94, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Iraí Maria de Campos Teixeira, Maria Waldenez Oliveira, Natália Sevilha Stofel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.