Pesquisa participativa com mulheres assentadas

possibilidades a partir da educação popular em saúde

Autores/as

  • Iraí Maria de Campos Teixeira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Waldenez Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Natália Sevilha Stofel Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art04

Palabras clave:

Mulheres, Relações de Gênero, Cuidado, Educação e Saúde, Metodologia Científica

Resumen

Neste artigo apresentamos algumas reflexões teóricas e metodológicas oriundas de pesquisa participante com mulheres assentadas. Foram realizadas 24 idas a campo, dentre elas, 14 observações participantes, 9 entrevistas e uma roda de conversa. Nos primeiros encontros, conversamos sobre o andamento que daríamos à pesquisa anterior. Decidimos que a forma como planejam, se organizam, agem e se avaliam ao praticarem os cuidados à saúde seria um importante objeto desse estudo porque seus resultados possibilitam melhorar suas ações e também servirão de suporte para que outros grupos possam aprender com suas ações. Acreditamos na importá‚ncia de aprendermos com as formas de ser, de saber e de fazer das mulheres camponesas, cujas práticas de cuidado ဠsaúde contribuem para a superação das desigualdades e desafios que lhes são impostos, para manutenção de sua sobrevivé‚ncia material e simbólica e para uma efetiva promoção da saúde da população do campo. Com esse trabalho, espera-se fortalecer as ações de cuidado ဠsaúde realizadas por essas mulheres a partir de um processo dialógico de construção de pesquisa, que trará mais visibilidade às suas ações nos meios acadé‚micos, políticos e sociais.

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Biografía del autor/a

  • Iraí Maria de Campos Teixeira, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

  • Maria Waldenez Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora titular na mesma instituição

  • Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal do Pampa

    Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

TEIXEIRA, Iraí Maria de Campos; OLIVEIRA, Maria Waldenez; STOFEL, Natália Sevilha. Pesquisa participativa com mulheres assentadas : possibilidades a partir da educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 55–71, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44980. Acesso em: 3 jun. 2025.