Caminhos e desafios da articulação de projetos de extensão orientados pela educação popular
reflexões com base em experiência na Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art03Palabras clave:
Extensão Universitária, Educação Popular, Redes, ArticulaçãoResumen
O presente estudo pretende situar caminhos e desafios do processo histórico do Programa de Educação Popular em Saúde (PROGEPS) da Universidade Federal da Paraíba, enfatizando estratégias, metodologias, ações da articulação em rede de quatro projetos de extensão. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio de fontes documentais. A presente pesquisa inferiu que a aproximação entre experiências extensionistas em educação popular pode fortalecer as possibilidades de criação de espaços institucionais de cunho crítico, proativo e participativo. Podem-se difundir, nas ações acadêmicas, metodologias orientadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de trabalhos sociais, de estudos e de processos de formação voltados ao enfrentamento dos problemas sociais de grupos em situação de vulnerabilidade e exclusão. Assim, a dimensão do fazer dos projetos extrapola a prática comunitária e é capaz de propor alterações nos modos de pensar o fazer acadêmico como um todo. Um fazer voltado para a emancipação de sujeitos.
Descargas
Citas
ARAÚJO, E. P. S. et al. Educação popular no processo de integração ensino-serviço e comunidade: reflexões com base em experiências na extensão. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 4, p. 448, out-dez. 2015.
BRANDÃO, C. R. Paulo Freire: a educação, a cultura e a universidade: memória de uma história de cinquenta anos atrás. EJA em debate, Florianópolis, ano 3, n. 4, p. 6, jul. 2014.
COSTEIRA, A. A. M. F. et al. Projeto de extensão PalhaSUS: o palhaço cuidador desenvolvendo a prática da educação popular. In: Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão Popular – SENAPOP, 1., 2013, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2013. p. 385.
CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: situando a extensão universitária orientada pela educação popular. In: CRUZ, P. J. S. C. et al. (Org). Extensão popular: caminhos em construção. João Pessoa-PB: CCTA, 2017. p. 20-22.
CRUZ, P. J. S. C.; MARCOS, M. L. A Articulação Nacional de Extensão Popular (Anepop): os primeiros passos de um movimento para a construção de outra universidade possível. In: CRUZ, P. J. S. (Org.). Educação popular na universidade reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (Anepop). São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. p. 273-298.
FÁVERO, O. Paulo Freire: primeiros tempos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 90, p. 48-49. 2013.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. 2002. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/lapnex/arquivos/files/Apostila_-_METODOLOGIA_DA_PESQUISA%281%29.pdf> Acesso em: 22 maio 2018.
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
HOLLIDAY, O. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006. p. 8.
LACERDA, D. A. L. et al. Educação popular e controle social em saúde do trabalhador: desafios com base em uma experiência. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. v. 18, supl 2, p. 1.378, 2014.
MARANHÃO, T. M. et al. Espaços de saúde e cultura: experiência do Fórum Social Mundial às Tendas de Educação Popular em Saúde. Interface [online], Botucatu, v. 18, Supl. 2, p. 1.178, 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0472.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 2, jul. 2009. Disponível em: <https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6/pdf>. Acesso em: 12 abr. 2018.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular na universidade. In: VASCONCELOS, E. M; CRUZ, P. J. S. C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011. p. 21-238.
VASCONCELOS, E. M.; VASCONCELOS, M. O. D.; SILVA, M. O. A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 91, jan.-jun. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p%25p
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Marcilane da Silva Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.