Política pública para a construção da escola popular

a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender

Autores/as

  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba
  • Silma do Carmo Nunes Faculdade Presidente Antonio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2018-43317

Palabras clave:

Política pública, Educação, Ensinar e aprender, Rodas de Conversa, Formação Profissional

Resumen

Neste texto abordamos a experiência da construção da política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais, tendo como fonte dados oriundos de uma pesquisa desenvolvida no período de 2014 a 2016, fundada na metodologia da pesquisa-ação. Os documentos - registros das rodas de conversa e dos mini fóruns - produzidos pela pesquisa-ação, foram disponibilizados para a realização de análise documental, com enfoque qualitativo. Foram analisados registros das Rodas de Conversa e dos Mini Fóruns realizados nas unidades escolares do ensino fundamental, comunicados, memorial, levantamento sobre a realidade da educação em Uberlândia e Lei Municipal nº 11.444/2013. Os resultados da análise evidenciaram a importância da referida lei, que fundamentou a construção da política pública municipal de educação cuja finalidade era garantir às classes populares educação pública, gratuita, popular, de qualidade referenciada socialmente. Mostraram a centralidade da gestão democrática no fomento da escola pública popular, da participação dos/as profissionais e demais interessados/as em educação pública e gratuita, nos espaços coletivos de discussão e elaboração de ações pedagógicas. E, também, das proposições sobre formação com os/as profissionais da educação como políticas públicas educacionais. Revelaram, ainda, a aproximação dos valores e das diretrizes, presentes nos documentos analisados, com as proposições do campo da educação popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia; professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, Universidade de Uberaba (Uniube); Secretária de Educação do Município de Uberlândia-MG, no período de 2013 a 2016.

Silma do Carmo Nunes, Faculdade Presidente Antonio Carlos

Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia - FEESU/FUPAC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Ensno de Geografia - FACEDE/UFU.

Citas

BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional de Articulação Social Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. Marco de referência da educação popular para as políticas públicas 2013. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2018.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.

DYE, T. D. Understanding public policy. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 256 p.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010. 36 p.

KAMIMURA, A. L. M. Os minifóruns enquanto experiência inovadora. In: NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. (Org.). Rede pública pelo direito de ensinar e de aprender: experiências coletivas de políticas públicas. Uberlândia: Regência e Arte Editora, 2017. p. 107-126.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009. 132 p.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago., 2009.

UBERL

______. CEMEPE Memorial 2013-2016. Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2016. 66 p.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, l991. 191 p.

WANDERLEY, L. E. Educação popular: metamorfose e veredas. São Paulo: Cortez, 2010. 142 p.

Publicado

2019-01-15

Cómo citar

NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. . Política pública para a construção da escola popular: a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 72–87, 2019. DOI: 10.14393/REP-2018-43317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43317. Acesso em: 22 nov. 2024.