Política pública para a construção da escola popular

a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender

Autores/as

  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba
  • Silma do Carmo Nunes Faculdade Presidente Antonio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2018-43317

Palabras clave:

Política pública, Educação, Ensinar e aprender, Rodas de Conversa, Formação Profissional

Resumen

Neste texto abordamos a experiência da construção da política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais, tendo como fonte dados oriundos de uma pesquisa desenvolvida no período de 2014 a 2016, fundada na metodologia da pesquisa-ação. Os documentos - registros das rodas de conversa e dos mini fóruns - produzidos pela pesquisa-ação, foram disponibilizados para a realização de análise documental, com enfoque qualitativo. Foram analisados registros das Rodas de Conversa e dos Mini Fóruns realizados nas unidades escolares do ensino fundamental, comunicados, memorial, levantamento sobre a realidade da educação em Uberlândia e Lei Municipal nº 11.444/2013. Os resultados da análise evidenciaram a importância da referida lei, que fundamentou a construção da política pública municipal de educação cuja finalidade era garantir às classes populares educação pública, gratuita, popular, de qualidade referenciada socialmente. Mostraram a centralidade da gestão democrática no fomento da escola pública popular, da participação dos/as profissionais e demais interessados/as em educação pública e gratuita, nos espaços coletivos de discussão e elaboração de ações pedagógicas. E, também, das proposições sobre formação com os/as profissionais da educação como políticas públicas educacionais. Revelaram, ainda, a aproximação dos valores e das diretrizes, presentes nos documentos analisados, com as proposições do campo da educação popular.

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Biografía del autor/a

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia; professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, Universidade de Uberaba (Uniube); Secretária de Educação do Município de Uberlândia-MG, no período de 2013 a 2016.

Silma do Carmo Nunes, Faculdade Presidente Antonio Carlos

Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia - FEESU/FUPAC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Ensno de Geografia - FACEDE/UFU.

Citas

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. . Política pública para a construção da escola popular: a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 72–87, 2019. DOI: 10.14393/REP-2018-43317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43317. Acesso em: 2 nov. 2024.