A educação popular perante a questão das drogas
uma incursão no tema e um marco conceitual
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art01Palabras clave:
Educação popular, Drogas, Políticas, SociedadeResumen
Este trabalho decorre de uma pesquisa de pós-doutorado mais ampla. Ele tem como objetivo desenvolver uma análise no sentido de apresentar uma perspectiva de abordagem sobre as drogas a partir da educação popular. Para atingir esse propósito, metodologicamente, apoia-se em dois pressupostos: 1) uma revisão da literatura em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa; 2) a base teórica que foi utilizada na fundamentação de um estudo sobre a implementação da política uruguaia de descriminalização da Cannabis. Alguns dos seus resultados são, por exemplo, 1) a abordagem da educação popular sobre as drogas requer um escrutínio sócio-histórico delas no contexto da relação sociedade e desvio social; 2) a educação popular demanda uma mudança discursiva na forma de se referir às pessoas que usam drogas, na perspectiva de superar a linguagem estigmatizada; 3) o trabalho socioeducativo no âmbito das ações de redução de danos, sob a educação popular, implica conhecimentos interdisciplinares. Dentre as conclusões, afirma-se que o estudo das drogas necessita ser situado analiticamente no plano social, e não na esfera dos fatores individuais, que tendem a definir o seu uso como uma patologia estritamente pessoal.
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