A educação do campo e os desafios para uma educação infantil do campo

uma trajetória nas/das leis e nas/das lutas

Autores/as

  • Thiago Roniere Rebouças Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Geralda Maria de Bem

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art11

Palabras clave:

Educação Infantil do Campo, Legislação, Educação Rural, Lei de Diretrizes e Bases

Resumen

Este texto tem como objetivo traçar o percurso que efetivou a proposta de uma educação infantil do campo. Desta forma, lançamos mão de apontamentos sobre marcos históricos que indicam essa trajetória, desde a ausência do processo educacional no espaço agrário, passando pela proposta de educação rural e as críticas a ela, o debate para elaboração de uma educação do campo e sua especificidade pedagógica infantil. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, estudando os autores: Caldart (2008, 1997), Fernandes (1999, 2006), Silva (2012), bem como as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, dentre outros documentos e autores.

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Biografía del autor/a

Thiago Roniere Rebouças Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor substituto na mesma instituição.

Geralda Maria de Bem

Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte,

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

TAVARES, T. R. R. .; BEM, G. M. de . A educação do campo e os desafios para uma educação infantil do campo : uma trajetória nas/das leis e nas/das lutas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 154–167, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43051. Acesso em: 2 nov. 2024.

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